Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Comitiva da Satc busca soluções para redução da emissão de carbono em Israel

Tecnologia do país do Oriente Médio deve ser replicada no Brasil
Por Giovana Bordignon Criciúma, SC, 04/07/2022 - 17:51 Atualizado em 04/07/2022 - 18:55
Comitiva da Satc junto aos representantes da BaseCamp, em Bersebá, onde fica a sede da empresa israelense
Comitiva da Satc junto aos representantes da BaseCamp, em Bersebá, onde fica a sede da empresa israelense

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A equipe de inovação da Satc está em Israel em busca de novas soluções de baixo carbono – ou carbono zero. A visita, que se estende até sexta-feira (8), faz parte do processo de implantação da Cidade do Conhecimento em Criciúma. Conhecendo as tecnologias já utilizadas no país do Oriente Médio, a instituição poderá fazer parcerias com empresas israelenses e aplicar os modelos de inovação sustentável na Capital do Carvão.

Na foto, Michel Cruz CEO DA Rbibras; Gustavo de Lucca, Head de Inovação da Satc; Joacirton Rosso, CEO Da Synter; David Shemesh,CTO da BaseCamp; Uzy Zwebner, founder da BaseCamp; Carlos Ferreira, reitor da Satc e Mateus Colombo, diretor da Delupo em em Bersebá, onde fica a sede da empresa israelense. 

“É um universo diferente, acho que eles estão alguns anos na frente. A gente tem condições de chegar mais perto desse ecossistema através dessa parceria”, ressaltou o reitor da Satc, Carlos Ferreira. Além dele, o diretor executivo da instituição, Fernando Luiz Zancan, o head de Inovação, Gustavo De Lucca, investidores do projeto e empresários da região também acompanham a visita.

Tecnologia faz Israel ser referência no mundo

A ideia é conhecer o modelo de gestão e de fazer inovação que é aplicado em Israel. No itinerário da viagem, estão a visita ao Parque Tecnológico em Beer-Sheva, à Universidade Ben-Gurion, às iniciativas de inovação na área da saúde e ao modelo que chamam de 'Startup Nation', que é a cultura de inovação que fez Israel se tornar referência no mundo.

“Nós visitaremos a Universidade Ben-Gurion, vários institutos dentro dessa universidade, especialmente, projetos de baixo carbono, uma vez que isso tem tudo a ver com o programa de Transição Energética Justa”, comentou Carlos. “A gente vai ver programas para construção com carbono zero, mobilidade elétrica, cibersegurança, inovação na área da saúde”, citou.

Painéis fotovoltaicos, projetos de construções de edifícios, uma área de pavimentação que utiliza cinzas de carvão e tecnologias na área de segurança industrial também serão destinos da viagem durante a semana. “Tem uma série de métodos que produzem muito CO2, existe já aqui uma série de estudos para mitigar isso”, contou o reitor. As ideias serão trazidas na bagagem para ser aplicadas no Brasil.

“Basicamente, a gente tem compromissos aqui com empresas que estão instaladas aqui nesse ecossistema. Um pouco com o objetivo de mostrar como funcionam essas parcerias e, claro, também com o objetivo de fazer negócios”, pontuou o reitor. Segundo ele, todos do grupo estão orientados a fazer negócios.

A visita é mais um passo dado em direção a construção da Cidade do Conhecimento. O distrito de inovação está em fase de pesquisa de campo, na qual a BaseCamp, que é o grupo israelense responsável pelo desenvolvimento do projeto, está coletando informações sobre a região.

Cidade do Conhecimento cria distrito de inovação

A Cidade do Conhecimento é um projeto da Satc, que junto com a BaseCamp e mais dez parceiros, visa criar um distrito de inovação em Criciúma. A proposta envolve, portanto, uma área de 70 hectares que terá uma cidade inteligente sustentável no ponto de vista de geração de energia, com emissão zero de carbono e reutilização de água da chuva.

Além disso, o local terá um grande centro de eventos, hotéis, apartamentos residenciais e estrutura de lazer para que os integrantes possam morar no distrito.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito