Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

Comércio da Amrec terá reajuste salarial e normas para feriados

Convenção vale até 30 de abril de 2026

Por Sophia Rabelo Criciúma, SC, 27/01/2026 - 11:42 Atualizado há quase um minuto
Convenção do comércio define regras para trabalho em feriados | Foto: Foto: Stefanie Machado/4oito
Convenção do comércio define regras para trabalho em feriados | Foto: Foto: Stefanie Machado/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Sindicato dos Logistas do Comércio (Sindilojas) e o Sindicato dos Comerciários firmaram, na última semana, a Convenção Coletiva de Trabalho do comércio varejista e atacadista em sete municípios da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec). O acordo define reajuste salarial, normas para o trabalho em feriados e terá validade até 30 de abril de 2026.

LEIA MAIS

 

Segundo o advogado do Sindilojas de Criciúma, Tito Livre de Assis Góes, a demora na assinatura ocorreu por ajustes jurídicos na redação final do documento, mesmo após o encerramento das negociações. Ele explica que esse tipo de entrave é comum no processo negocial e faz parte da construção anual das convenções coletivas.

Reajuste e aumento real

A convenção estabelece a reposição integral do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), acrescida de 1% de aumento real nos salários dos trabalhadores do comércio abrangidos pelo acordo.

Sindilojas e Comerciários selam acordo até 2026 | Foto: Reprodução

Trabalho em feriados

Outro ponto do acordo trata do funcionamento do comércio em feriados. Para que as empresas possam abrir nessas datas, a convenção prevê compensações aos trabalhadores, como o pagamento do dia trabalhado, concessão de folga e benefícios relacionados a alimentação e transporte.

No comércio varejista, ficou definido o pagamento de R$ 110,00, além do fornecimento gratuito de refeição no valor de R$ 40,00. Esses critérios não se aplicam a estabelecimentos do setor de alimentos, como supermercados e mercearias, que estão fora dessa regra em razão de legislação específica.

A Convenção Coletiva de Trabalho terá validade até 30 de abril de 2026.
 

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito