Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Com experiências em meio a natureza, Georrota do Caminhos dos Cânions do Sul é oficialmente lançada 

Rota foi divulgado na Festuris, em Gramado (RS), neste fim de semana 
Redação Gramado, RS, 13/11/2023 - 16:12 Atualizado em 13/11/2023 - 16:16
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

 

Conectando a Serra e o Litoral, com atrativos para qualquer época do ano e diferentes gostos, o Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul possui oficialmente uma Georrota. O lançamento oficial ocorreu na Festuris - grande evento de negócios turísticos das Américas -, em Gramado (RS), neste fim de semana. Atividades em meio à natureza, diante de cenários de beleza ímpar, entre cânions, praias e vales imensos dão notoriedade ao destino turístico. 

“É a etapa final daquele trabalho de roteirização que começamos em abril. Então já temos os roteiros formatados e sendo apresentados ao mercado. É um momento especial para o território, um momento histórico para a nossa região, em que estamos colocando em prática tudo aquilo que viemos trabalhando ao longo dos últimos anos, que é a integração desses território”, ressaltou a gestora de projetos da Gerência Regional Sul do Sebrae/SC, Juliana Ghizzo.

Experiências com a natureza e cultura da região

Se preparando cada vez mais para se tornar um grande destino turístico ao lado de outros pontos do Brasil e do mundo, a entrega da Georrota fortalece os elementos atrativos da região. A coleção de roteiros leva a conhecer os encantos do Geoparque, com atividades de ecoturismo, aventura e em um ambiente rural que proporcionam aos visitantes experiências com a natureza e cultura da região.

Os roteiros foram desenvolvidos pelas agências receptivas da Georrota e a responsabilidade de operação é de cada empresa. “Temos trabalhado fortemente o geoturismo, em que traz dentro do seu conceito a valorização do patrimônio geológico: a maior cadeia de cânions da América Latina”, destacou o diretor executivo do Geoparque, Gislael Floriano.

“São grandes cânions dentro do nosso território, mais de 18 estruturas de paleotocas, centenas de cachoeiras, rios com piscinas naturais de águas cristalinas, e muitas experiências, como passeios de barco, trilhas ecológicas dentro e em bordas de cânions, culinária e gastronomia local, cavalgadas, cicloturismo, passeios de 4x4 ou quadriciclo, voo de balão e asa delta, turismo rural…”, completou o diretor. 

Lançamento oficial durante a Festuris 

A Georrota e os roteiros do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul foram lançados durante a Festuris. No evento, quatro estandes divulgaram o lançamento: o da Georrota, do Sebrae Nacional, do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Ambos receberam agências, operadoras, turistas e entusiastas do setor ansiosos para conhecer mais sobre o território.

“Na Georrota, apresentamos experiências, como o óculos 360°, produtos para degustação, e falando sobre esses sete municípios que têm se destacado como um grande destino ao longo desses últimos anos. Como território reconhecido mundialmente pela Unesco, temos muita relevância biológica e histórico-cultural na região”, pontuou o diretor do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul. 

Geoparque é reconhecido como área de relevância internacional

Reconhecido como uma área de relevância geológica internacional, o Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul faz parte da Rede Global de Geoparques da Unesco e atua em cooperação com outros geoparques ao redor do mundo. Esses territórios são áreas geográficas únicas e unificadas, onde os atrativos naturais e culturais são os principais recursos para o desenvolvimento das comunidades, por meio do turismo sustentável.

Na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, a Georrota Cânions do Sul oferece variadas experiências em um único destino: o Geoparque Mundial da Unesco Caminhos dos Cânions do Sul. O local é formado pelos municípios de Jacinto Machado, Morro Grande, Praia Grande e Timbé do Sul (em SC), e Cambará do Sul, Mampituba e Torres (no RS).

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito