Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Cocreation desenvolve aplicativos de localização e divulgação

Pré-incubadora da Satc tem como objetivo transformar ideias criativas em negócios
Por Redação Criciúma, SC, 29/05/2019 - 14:44
Divulgação
Divulgação

Ajudar as pessoas a se localizarem em um ambiente interno por meio da realidade aumentada ou divulgar e encontrar serviços e profissionais da região com apenas alguns cliques. Essas são as propostas de dois aplicativos que estão sendo desenvolvidos por estudantes de Engenharia da Computação da Faculdade Satc, no Cocreation, a pré-incubadora da instituição.

Os acadêmicos Francine Cardoso e Edson Mateus da Cruz estão desenvolvendo um projeto que usará a realidade aumentada em um aplicativo de localização para celular. "A ideia surgiu no semestre passado com a ABP (Aprendizagem Baseada em Problema), na qual a gente tinha que melhorar a localização dentro da Satc. Resolvemos aprimorar esse projeto e pensamos porque não o colocar em realidade aumentada?", pondera Francine.

Foi assim que os estudantes decidiram colocar a ideia na pré-incubadora da Satc. Depois de selecionados, foi a hora de colocar a "mão na massa". Uma das etapas do Cocreation é encontrar um problema para tentar solucionar. "A gente realizou uma pesquisa online com 120 pessoas. Mais de 95% afirmou ter problemas de localização, principalmente em lugares que nunca foi", conta Edson.

Após essa etapa, os cocreators realizaram a MVP (Produto Mínimo Viável), uma prática da área de administração que consiste em testar o negócio sem grandes investimentos. Estratégias de marketing também foram pensadas para o produto. Segundo Edson, uma das dificuldades encontradas está nos sistemas de hardware de alguns celulares, já que realidade aumentada é uma tecnologia recente e não aparece em aparelhos mais antigos. A meta agora é testar o aplicativo durante a Startup Weekend.

Divulgando serviços

Outro aplicativo que está sendo desenvolvido no Cocreation Satc é o "Profissional Indicado", idealizado pelo acadêmico de Engenharia da Computação, Diogenes Ludtke Zilli. A proposta do aplicativo surgiu junto com o projeto de TCC do aluno e busca ajudar pessoas a encontrar e divulgar profissionais e serviços da região. "É mais focado para profissionais autônomos ou que tenham pequenas empresas e que queiram divulgar o seu serviço na plataforma. É um classificado voltado para aplicativo e web", explica.

Diogenes sentiu o problema na pele antes de desenvolver o aplicativo. "Por experiência do meu primeiro emprego, no qual eu já trabalhava nessa área de prestação de serviços, via a dificuldade que era para encontrar um profissional qualificado e também sentia a dificuldade de ter um lugar para divulgar o meu serviço", relata. O Profissional Indicado é gratuito e pode ser encontrado nas lojas de aplicativo para celular e também conta com uma versão para web.

Para conseguir transformar essa ideia em negócio, o acadêmico montou estratégias de negócio por meio das metodologias do Cocreation, além de contar com o apoio de profissionais. As inscrições para a pré-incubadora da Satc estão abertas até o dia 10 de junho. Os selecionados para o Cocreation passarão reuniões semanais, além de treinamentos, workshops e palestras. Mais informações pelo telefone 3431 7647 ou pelo e-mail cocreation@satc.edu.br.