Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!
Saúde e Bem Estar

Cirurgias eletivas: Saúde de SC cumpre quase 40% da meta (ÁUDIO)

Carmen Zanotto falou à Rádio Som Maior nesta segunda-feira (26); ouça a entrevista
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 26/06/2023 - 09:01 Atualizado em 26/06/2023 - 14:43
Foto: Marco Favero/ Secom
Foto: Marco Favero/ Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o objetivo de zerar as filas de cirurgias eletivas em Santa Catarina, no prazo de seis meses, a Secretaria de Estado da Saúde corre contra o tempo para cumprir o prazo. Em entrevista à Rádio Som Maior, nesta segunda-feira (26), a secretária da pasta, Carmen Zanotto, deu detalhes do programa e explicou a atual situação. 

Conforme os dados mais recentes da Secretaria de Estado da Saúde, o Governo de Santa Catarina realizou 40.731 procedimentos eletivos que estavam represados. A fila era de 105.340 pacientes. Ou seja, quase 40% da meta foi alcançada. "Se não tem uma determinação de prazo, as coisas poderiam acontecer do jeito que estavam: naturalizando a espera dos pacientes. Isso não pode ser naturalizado", argumenta Carmen. 

[o texto continua após o áudio]

Ouça a entrevista completa com a secretária:

"A promessa e o trabalho continuam em pé. É uma força-tafera que não depende só da Secretaria de Estado da Saúde, que está pagando todos os procedimentos. Para vocês terem ideia, da Política Nacional de Redução de Filas, Santa Catarina foi a que mais operou no Sul e Sudeste do país", detalha a secretária. 

Até o dia 23 de junho de 2023, segundo informações da jornalista Maga Stopassoli, havia 9.954 pessoas na espera para cirurgia eletiva na macrorregião Sul. "A ortopedia é a fila mais complexa", afirma a secretária da pasta, que acrescenta, ainda, que nos próximos meses o problema deve ser resolvido.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito