Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cidade Empreendedora é aposta de Içara

Espaço em parceria com o Sebrae vai facilitar emissão de alvarás. Projeto vai às escolas para buscar futuros empreendedores
Por Francieli Oliveira Içara, SC, 19/01/2019 - 18:50
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A atração de novas empresas é o desafio dos municípios do Sul do estado, já que a região recebeu obras estruturantes ao longos dos últimos anos e diagnósticos apontam para a vinda de empreendimentos com geração de empregos como a solução para o desenvolvimento econômico. Algumas cidades estão saindo na frente e facilitando a emissão de alvarás. Depois de Criciúma, Içara está em fase final de implantação da Cidade Empreendedora.

O contrato com o Sebrae para a implantação da Sala do Empreendedor foi assinado na última quinta-feira. “Além deste espaço que irá reunir os órgãos envolvidos na liberação de alvarás para os novos empreendimentos, a Cidade Empreendedora ainda envolverá as escolas”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico de Içara, Paulo Brígido. “A intenção é despertar nos alunos o espírito do empreendedorismo”, acrescenta.

Para que o projeto pudesse sair do papel, o Governo de Içara buscou o apoio do Sebrae. “Queremos buscar o incremento de novas ideias e assim, com apoio do Sebrae, colocar em prática e fortalecer o nosso município”, comenta Brígido.

Após a assinatura do contrato, as equipes do Governo de Içara e Sebrae vão se reunir nos próximos dias para definir os últimos detalhes antes da abertura da sala. “Será um local bom para aqueles que desejam empreender, onde vão poder tirar dúvidas com um profissional capacitado por nossa equipe”, explica o coordenador regional Sul do Sebrae, Murilo Gelosa.

Conjunto de ações na busca de novas empresas

O programa Cidade Empreendedora tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento em diferentes eixos. No programa, ainda estão previstas ações em escolas para promover o empreendedorismo. E além dessa iniciativa, há outras que objetivam o desenvolvimento econômico da cidade.

No ano passado, Içara foi um dos primeiros municípios a aderir ao programa Mais Simples no estado. Com a lei aprovada e com o “Içara bem mais simples” em funcionamento, o tempo de expedição de alvará caiu consideravelmente e em alguns casos levou apenas 48h.

O “Içara bem mais simples” é uma adequação da Lei Estadual sancionada em 2017. Com a legislação, as empresas que quiserem se instalar no município terão seu alvará expedido no prazo máximo de cinco dias.

No dia 31 deste mês, há a expectativa de se conhecer a vencedora da licitação para o condomínio industrial Luiz Henrique da Silveira, localizado na localidade de Esperança, próximo à BR-101 e à linha férrea. “Neste local, serão vários terrenos para a implantação de empresas, então, com a Cidade Empreendedora, haverá ainda mais facilidade para quem desejar se instalar em Içara”, relata Brígido. “Nossa intenção é transformar Içara num polo industrial”, complementa o secretário.

Os terrenos medem de 1.500 metros quadrados a 2.100 metros quadrados totalizando 35 unidades. A comercialização ficará a cargo da empresa vencedora da licitação e da Administração Municipal. O local chegou a ser destinado à italiana Cimolai e voltou para a Prefeitura com a desistência de implantação.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito