Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Cerâmica Eliane é vendida para grupo dos EUA

Norte-americana Mohawk, maior empresa cerâmica do Mundo, é a nova proprietária da marca catarinense
Por Denis Luciano Cocal do Sul, SC, 19/10/2018 - 17:31 Atualizado em 19/10/2018 - 17:45
Arquivo / A Tribuna
Arquivo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Eliane Revestimentos Cerâmicos está vendida. A transação faz a empresa de Cocal do Sul ser parte do maior grupo mundial de cerâmica liderado pela Mohawk Industries de Calhoun, do estado da Geórgia, Estados Unidos. A direção da Eliane está comunicando funcionários e fornecedores na tarde desta sexta-feira e, a poucos minutos, pronunciou-se oficialmente ao mercado por intermédio do comunicado abaixo transcrito:

COMUNICADO

 

Cocal do Sul, 19 de outubro de 2018.

 

A Eliane S/A Revestimentos Cerâmicos comunica aos seus clientes, fornecedores, funcionários e demais stakeholders, que foi aprovado por seus acionistas a venda de 100% de suas ações para o grupo norte americano Mohawk Industries, Inc. O Grupo Mohawk, além de líder global em revestimentos vinílicos e carpetes, é atualmente a maior empresa do setor cerâmico mundial, com um faturamento bruto de US$ 3,4 bilhões somente neste segmento. Com operações na Austrália, Europa, Malásia, México, Nova Zelândia, Rússia e EUA, entra agora no setor cerâmico brasileiro.

 

A Eliane, uma das líderes do mercado nacional, ratifica que a perfeita harmonia entre a estratégia e valores compartilhados por ambas as empresas, manterá inalteradas suas práticas comerciais e a estrutura de marcas, assim como a sua missão e valores que sempre nortearam a conduta da empresa ao longo de seus 58 anos de existência. Informa, igualmente, que a atual equipe gestora da companhia será mantida. Com esta mudança de controle acionário a Eliane dará seguimento ao seu planejamento estratégico, mas amplia a capacidade de implementar os seus planos de crescimento e incorporação de tecnologia, mantendo o compromisso de sempre ofertar aos clientes produtos da mais alta qualidade, inovadores e com soluções completas.

 

Os acionistas, a Família Gaidzinski e Fundos Kinea, agradecem a todos os funcionários, clientes, fornecedores e demais parceiros que participaram com dedicação na construção desta jornada que culmina agora, com a transição para este novo estágio das Empresas Eliane.

A nova proprietária

A Mohawk tem atuação mundial em revestimentos cerâmicos, carpetes residenciais e comerciais, pisos laminados, de vinil e madeira. No ano passado a empresa norte americana alcançou 9,5 bilhões de dólares em vendas mundiais, alcançando mais de 25 mil clientes e contabilizando 38,8 mil empregados. Possui fábricas em 19 países e agora chega ao Brasil com a aquisição da Eliane.

O diretor comercial da empresa, Rogério Longoni, confirmou ao site Mundo Cerâmico, especializado no segmento, que os valores da negociação não serão divulgados.

A história

A Eliane foi fundada em 1960, e iniciou sua produção com azulejos 15 x 15cm. Com o avanço da tecnologia, partiu para ser referência nacional em revestimentos em tamanhos variados.  Desde 1979 o Instituto Maximiliano Gaidzinski preserva a mem'roai do fundador e capacita profissionais para a indústria cerâmica do Brasil e Exterior. As unidades atuais da Eliane se encontram em Cocal do Sul e Criciúma além da Bahia, contando com 15 mil pontos de venda em todo o Brasil e presente em mais de 80 países na América do Sul, Europa, África e Oceania. É, atualmente, a maior exportadora de cerâmica do Brasil.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito