Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Celesc: Mais de 160 furtos em um mês

Mais de 60 das ocorrências foram registradas em Criciúma, em especial na zona Sul da cidade
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 16/04/2020 - 12:01
Arquivo / 4oito
Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Não é de hoje que a Celesc administra casos de furtos de fios na rede elétrica. Somente em março, houve pelo menos vinte ocorrências em Criciúma. "É um prejuízo muito grande para a Celesc, e um prejuízo social muito maior", observou o chefe da Divisão Técnica do Núcleo Sul da Celesc, Zulnei Casagrande.

Em um levantamento ampliado, divulgado na manhã desta quinta-feira, 16, a Celesc informou que, nos últimos 30 dias, foram mais de 160 crimes nas áreas atendidas pela empresa em Santa Catarina. Os bandidos levam transformadores que distribuem energia, ramais de ligação e cabos de cobre que servem à iluminação pública, mesmo diante dos riscos de choques. Nas contas da Celesc, perda material e muito prejuízo financeiro.

"Os ladrões retiram o material da rede elétrica para revender, gerando alto ônus para a empresa e riscos para a população. A empresa precisa gastar novamente com o item a ser restaurado ou trocado, além da mão de obra para restabelecer totalmente o sistema", destaca o diretor de Distribuição da Celesc, Sandro Levandoski. Ele ressalta que os furtos aumentaram durante a pandemia de Covid-19, já que o movimento nas ruas diminuiu. Levandoski adverte que há risco de choques para a população, que não deve se aproximar de fios soltos após a ação dos ladrões. "É importante que, na dúvida, as pessoas considerem a rede elétrica sempre energizada", completa.

Confira também - Em março, são pelo menos 20 furtos de fios em Criciúma

No relatório recém divulgado, a Celesc informa que, entre 18 de março e 13 de abril, foram mais de 60 furtos de equipamentos da rede elétrica no Núcleo Sul. Em Criciúma, o maior foco dos bandidos está nos cabos de cobre e o maior número de ocorrências se verifica na zona Sul, pelo menos metade dos registros. 

O maior aumento de casos no estado se deu no Núcleo Grande Capital, que atende Florianópolis: 64 casos em 30 dias. No mesmo período do ano passado, haviam sido 24. No Núcleo Norte foram 7. No Leste, 11, e no Oeste, 61.

Como agir em caso deste tipo

As equipes da Celesc trabalham para restabelecer o sistema elétrico o mais rápido possível, principalmente em casos emergenciais, como estes de furto. É importante lembrar que, mesmo durante a pandemia da Covid-19, que obrigou grande parte da população a trabalhar de forma remota, o atendimento via call center para emergências da Celesc está funcionando e, nestas situações, é preciso contatar imediatamente a empresa pelo 0800 48 0196, além das autoridades policiais competentes.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito