Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Caso de meningite em tratamento no Hospital São José

Mulher de Cocal do Sul foi diagnosticada com meningite de menor potencial e reage bem aos cuidados
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 21/06/2019 - 18:38 Atualizado em 21/06/2019 - 18:56
Vacina é uma forma de prevenir a meningite / Arquivo / 4oito
Vacina é uma forma de prevenir a meningite / Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O caso de suspeita de meningite levantado na última terça-feira pelo 4oito está confirmado. Mas nada que exija alarde. "O exame resultou em uma bactéria com menor potencial agressivo que o meningococo. Deu um tipo de meningite mais fácil de tratar. É uma meningite bacteriana de tratamento mais eficaz, não tão grave, e a paciente está reagindo bem", confirma a enfermeira Michele HIlário, responsável pelo setor de agravos da Vigilância Epidemiológica em Criciúma.

A paciente, que é de Cocal do Sul, segue internada na UTI do Hospital São José (HSJ). "O caso não exige bloqueios nem medicação para familiares", acentua. "A gente se alivia um pouco pois não é meningocócica nem letal", reforça.

Confira também: Uma suspeita de meningite em Criciúma

Em Santa Catarina

Dezenove casos já foram identificados em Santa Catarina com diagnóstico de meningite meningocócica, os casos mais graves. "Três desses casos evoluíram para formas graves e que levaram a mortes. O último foi de uma jovem menina de 12 anos de Imbituba que faleceu no domingo. A paciente evoluiu com rapidez para a forma mais grave da doença, e acabou não sobrevivendo", comentou o médico infectologista Fábio Gaudenzi, da Divisão de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (Dive-SC). "A equipe do estado realizou ações de bloqueio com o município de Imbituba e a Gerência Regional de Saúde de Tubarão", aponta.

"Muito importante lembrar que a meningocócica tem a possibilidade de evolução para a forma grave rapidamente. Todos precisam estar atentos, principalmente no período de frio, de mais concentração de pessoas", conclui.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito