Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Casan vai estudar dispositivo de retirada de ar na rede de água

No início da semana, Procon de Criciúma lançou uma norma técnica sobre o equipamento
Por Stefanie Machado Criciúma, SC, 15/06/2022 - 11:11 Atualizado em 15/06/2022 - 11:11
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A norma técnica (001/2022) do Programa de Proteção ao Consumidor (Procon) de Criciúma, que define o uso de dispositivos para a retirada de ar na rede de água, foi apresentada à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan) nessa terça-feira, dia 14. Agora, a companhia vai estudar o equipamento desenvolvido pela Satc e, se não houver problema, será mantida a permissão do uso. 

"Foram-me encaminhados tanto o laudo técnico quanto a documentação do Procon. Isso vou encaminhar ao setor jurídico para análise. Nosso setor de qualidade vai tratar de fazer testes nesse equipamento porque nós estamos falando de água potável, água para abastecimento", destaca o superintendente regional da Casan, Gilberto Benedet Junior.

Assim, os novos testes realizados pela companhia tem como objetivo verificar se há variação da pressão e de vazão do relógio da Casan instalado nas residências. Além disso, a análise vai verificar se não há risco de vazamentos a longo prazo. Dessa forma, o dispositivo não confronta com as portarias do Inmetro e a permissão do uso será mantida. 

"Opinião pessoal, se o equipamento for permitido instalar dentro dos padrões aceitáveis, instalamos o equipamento e eu tenho certeza que a grande maioria das faturas não vão alterar. A Casan está segura que não temos ar na rede, em alguns pontos, pode acontecer isso. A gente tem ventosas instaladas que fazem esse controle das tubulações", reforça o superintendente.

Quem desejar instalar o equipamento, deve comprar o dispositivo e solicitar a instalação à Casan. "Vamos fazer um protocolo e, obviamente, terá 90 dias para fazer a ligação. O cliente tem que fornecer o equipamento. Ninguém pode instalar o equipamento por conta própria e nem pode contratar um profissional para fazer esse serviço porque caracteriza violação da ligação de água", informa.

Leia também:

Procon define norma técnica para uso de supressores de ar em condomínios

Moradores reclamam de ação da Casan em condomínio

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito