Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Carlos Moisés: governo técnico e enxuto

Novo governador tomou posse reforçando necessidade de investimentos em infraestrutura
Por Francieli Oliveira Florianópolis, SC, 02/01/2019 - 07:04
Fotos: Júlio Cavalheiro e Maurício Vieira / Secom
Fotos: Júlio Cavalheiro e Maurício Vieira / Secom

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina já está sob o comando do governador Carlos Moisés da Silva (PSL) e da vice Daniela Reinehr (PSL). A posse ocorreu na tarde dessa terça-feira, na Assembleia Legislativa (Alesc). A cerimônia foi conduzida pelo presidente da Casa, Silvio Dreveck (PP).

As bandeiras levantadas durante o período eleitoral e reforçadas após a vitória, em 28 de outubro, darão o tom ao novo governo. “Além da transparência, combate à corrupção e diminuição da máquina pública, investimentos em infraestrutura serão a marca desse governo que se inicia hoje. A educação, a saúde e a segurança dependem do crescimento da economia para permitir que o governo tenha capacidade de atuar nessas esferas. Nossa prioridade será melhorar e evoluir a infraestrutura, que vai gerar mais renda e riquezas para as pessoas e, consequentemente, mais receita para o governo investir em educação, saúde e segurança e em outras áreas não menos importantes”, enfatizou Moisés.

Governador com a vice Daniela Reinehr após assinar o termo de posse

No seu discurso, o governador destacou que chegou o momento de colocar em prática tudo aquilo que foi planejado nos últimos meses quando se estudou as políticas públicas que mais se adequassem ao Estado. “Para que hoje, o marco zero do nosso governo, com a equipe de trabalho a postos e de posse de um diagnóstico que aponta para onde o Estado de Santa Catarina deve rumar nos próximos quatro anos possamos iniciar essa nova jornada”, declarou Moisés. Desde que venceu nas urnas, uma equipe de transição foi montada e passou a estudar todas as áreas do governo. Uma reforma administrativa foi elaborada e será encaminhada para apreciação dos deputados no início da nova legislatura, em fevereiro.

Ações valem mais do que palavras

Carlos Moisés também destacou a garra dos catarinenses, reconhecida em todo o país. “Ações valem mais o que palavra, e a lição que aprendemos é que a história desse nosso estado é rica em exemplos de homens e mulheres valorosos que com a força de trabalho e sua dedicação construíram um estado vencedor nos deixando um grande legado. As histórias, muitas vezes anônimas, são reveladas através de suas ações e foi com essa esperança por dias melhores, dedicação e trabalho que hoje somos um estado sem igual no nosso país, produzimos onde muitos julgam impossível produzir. Inovamos, qualificamos e abrimos caminhos que muitos sequer conseguem vislumbrar. Somos conhecidos pela nossa eficiência, se é de santa Catarina é bom”, exaltou o novo governador. E é essa eficiência do catarinense, que pretende levar para o Governo do Estado. “Queremos fazer mais com menos, entregar os serviços no tamanho e na qualidade que são esperados pela população ante a expectativa gerada pelo governo Moisés e Daniela.

Desafios a serem encarados

Ao assumir, o governador passa a ter uma série de desafios pela frente. O Estado está no limite do estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal quando o assunto é gasto com pessoal, por exemplo. Há também a necessidade de aumentar a receita e uma alta dívida pública. “Vamos trilhar um caminho cheio de desafios, mas não podem ser ignorados. Vamos fazer o governo de Santa Catarina um reflexo do catarinense: ágil, inovador, criativo, inventivo e altamente eficiente. É possível ser feito, eu acredito”, garantiu o novo governador. “Há uma previdência para ser equacionada, há uma folha de pagamento para ser ajustada e uma receita que precisa voltar a crescer sem novos tributos, o governo precisa não só gastar menos, mas gastar melhor. Nunca a criatividade do catarinense foi tão necessária”, enfatizou Carlos Moisés.

Para que tudo isso seja possível, o governador acredita que é necessário trazer a eficiência da iniciativa privada para o Poder Público.

Governador Moisés recebendo o batismo dos colegas do Corpo de Bombeiros

"Entregamos um Estado melhor", avalia Moreira

No seu discurso de despedida, o agora, ex-governador, Eduardo Moreira (MDB), lembrou de Celso Ramos que com suas ações permitiu o desenvolvimento de Santa Catarina. Mais recentemente, citou Luiz Henrique da Silveira ao qual atribuiu mudanças importantes para o estado como o olhar ao turismo. “Isso é mudança, é visão de futuro. Por isso, precisamos, Moisés, que essa mudança continue. Nenhuma mudança, talvez, tenha um significado tanto de ruptura como a eleição de Moisés e Daniela”, lembrou Eduardo.

Para o ex-governador, o recado de mudança vem sendo dado há muito tempo, foi anunciado por Ulisses Guimarães, se fortificou com as manifestações de 2013, não foi ouvido, e o resultado ocorreu nas urnas. “Moisés e Daniela vocês tem a oportunidade de fazer aquilo que é a vontade, a necessidade, porque a expectativa está presente”, lembrou.

Ainda fez um breve relato do período em que esteve à frente do Governo do Estado e dos desafios enfrentados. “Vínhamos de uma crise sem precedentes no país, tínhamos a folha de pagamento do Estado ultrapassando o limite legal, tínhamos em março de 2018 um déficit previsto de R$ 2,050 bilhões, nuvens sombrias se apresentavam, mas com gestão, com economia, com contenção absoluta dos gatos públicos num ano extremamente difícil por ser eleitoral, o último ano de uma gestão, nós entregamos agora um Estado muito mais enxuto, menor, reduzimos o déficit para R$ 500 milhões e cumprindo rigorosamente a Lei de Responsabilidade Fiscal. Entrego um Estado melhor e com certeza haverá avanço pela disposição do governador e da governadora para que possam continuar esse trabalho”, definiu.

Vice-governadora prestando o seu juramento

Moreira ainda ressaltou que as áreas escolhidas como prioridades: Saúde e Segurança apresentaram avanços significativos.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito