Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Capacitação acentua as oportunidades na pecuária de leite em Turvo

Educação financeira e indicadores tecnológicos foram as principais pautas do encontro
Por Redação Turvo, SC, 26/04/2022 - 20:04
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Educação financeira e indicadores tecnológicos de produção foram as pautas da segunda etapa de capacitação ATER Cidadania e Inovação. Neste mês de abril, 20 pessoas participaram

Durante o período da manhã, a instrução foi ministrada pela equipe da Sicoob Credisulca/Turminha do Sulca, com o foco dado na educação financeira e processos de construção de identidade, experimentação, e o exercício da autonomia financeira.

À tarde, foi realizada visita a comunidade Figueirinha, em Balneário Gaivota, onde Maria e Edvaldo Borges operaram uma verdadeira transformação, atuando no negócio de bovinocultura de leite. A família elevou a produção de 1 mil para 3 mil litros de leite por mês, sem aumentar o número de animais, isto as custas de implantação e manejo de pastagens, nutrição animal e gestão da propriedade. A família Borges esclarece que hoje para ser agricultor é preciso ir além do conhecimento técnico da produção. Negociar insumos, controlar estoque e fazer contabilidade; operacionalizar venda e tantas coisas mais da atividade. 

De acordo com o colaborador da EPAGRI de Turvo, Richard Junglaus, quando se aproxima assuntos como educação financeira e indicadores tecnológicos de produção se consegue acentuar as oportunidades  para que as pessoas possam conquistar seus espaços. “É dado o primeiro passo, é com sabedoria e coragem que se alcança um belo resultado”.

Para o secretário de Agricultura de Turvo, Claudio Januário, é por meio do conhecimento que o produtor atinge resultados na prática. “A troca de experiências enrique muito”.

O prefeito em exercício, Osvaldo Fávaro, ratifica a importância do trabalho da EPAGRI dentro do processo da agricultura. “Há muito conhecimento e procura por melhorias em prol de nossos produtores rurais”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito