Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Campanha Nacional de Vacinação começa segunda-feira

Em Santa Catarina o objetivo é vacinar quase 2 milhões de pessoas
Por Redação Criciúma - SC, 19/04/2018 - 20:13
(foto: reprodução)
(foto: reprodução)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Começa na próxima segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza, seguindo até 12 de maio, o dia D de mobilização nacional. A campanha é realizada todos os anos, na segunda quinzena de abril, considerado um período perigoso. Em Santa Catarina a expectativa é vacinar quase 2 milhões de pessoas.

“O objetivo da campanha é reduzir complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza na população-alvo da vacinação”, observou o secretário da Saúde Acélio Casagrande.

A vacinação será destinada para alguns grupos prioritários, incluindo: crianças entre 6 meses e 5 anos; gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; professores do ensino infantil, fundamental e médio e de universidades públicas e privadas; indivíduos com 60 anos ou mais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional, totalizando 1.844.225 de pessoas.

A transmissão dos vírus influenza acontece por meio do contato com secreções eliminadas pelas vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar. Ela também ocorre quando mãos e objetos contaminados entram em contato com mucosas, como boca, olhos e nariz. O vírus permanece por horas no ambiente, principalmente em locais tocados por diversas pessoas, como corrimões e interruptores.

Alguns cuidados ajudam a evitar o problema, como lavar as mãos várias vezes ao dia, cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar, evitar tocar o rosto, não compartilhar objetos de uso pessoal e evitar locais com aglomeração de pessoas. Pacientes já cadastrados em programas de controle das doenças crônicas do Sistema Único de Saúde (SUS) devem se dirigir aos postos cadastrados. Saiba aqui onde buscar a vacina no site. 
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito