Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Caminhada da Penitência, a primeira das procissões do dia santo

A Sexta-feira começou com centenas de fieis partindo do Morro da TV em direção à Paróquia Santa Bárbara
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 19/04/2019 - 08:43 Atualizado em 19/04/2019 - 08:55
Fotos: Denis Luciano / 4oito
Fotos: Denis Luciano / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os pés descalços logo no início da Caminhada da Penitência indicavam a disposição de uma senhora que, entre tantas, foi dedicar o início da sua Sexta-Feira Santa à fé. "É importante que as pessoas participem, pois participar na fé dá mais sentido às nossas vidas", define o Bispo Dom Jacinto Inácio Flach.

Centenas de fiéis encontraram-se às 7h nos altos do Morro da TV, na Vila Olímpica, para iniciar a primeira das muitas procissões que marcam o dia santo. "Um dia em que não se celebra uma missa sequer no mundo todo", lembra Dom Jacinto.

Um grupo de quatro homens mantinha em pé a cruz de madeira em torno da qual reuniu-se o grupo que, sob cantos e com a assistência de paroquianos de Santa Bárbara, entoaram, recitaram e refletiram sobre a data.

"Deus foi tão bom conosco que mandou seu filho para sofrer por nós e tanto nos ensinar", lembrou uma das leituras feitas durante o ato. "Páscoa, passagem de um tempo não tão bom para um tempo melhor. Por isso, renascimento", foi enfatizado, em outro momento.

A procissão desceu o Morro da TV e, no caminho, as estações da passagem de Cristo foram lembradas com paradas para orações e leituras. Durante a caminhada, cantos e mais orações. "Temos que aproveitar, é a nossa vez de, vivos, participarmos desse mistério da salvação e do nosso futuro", convocou Dom Jacinto, lembrando as inúmeras celebrações que marcam o dia. "A maioria das celebrações hoje ocorre às 15h, a hora da morte de Cristo. Amanhã ocorrem as celebrações mais solenes, preparando o Domingo de Páscoa", arrematou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito