Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

BR-285: DNIT prevê entrega da Serra da Rocinha em março

Superintendente do órgão federal acredita no cumprimento de prazo para o trecho de SC
Por Gabriel Mendes Timbé do Sul, SC, 08/02/2024 - 11:03 Atualizado em 08/02/2024 - 11:13
Foto: Gabriel Mendes/4oito
Foto: Gabriel Mendes/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alysson de Andrade, confirmou em entrevista ao programa Adelor Lessa que estão em condições de entregar a BR-285 em março. O prazo havia sido estabelecido em visita técnica do Governo Federal intermediada pela deputada federal Geovania de Sá (PSDB) em agosto de 2023.

Segundo o superintendente, as duas últimas semanas foram produtivas e fazem acreditar que a obra será entregue até o dia 31 do próximo mês. “Últimos meses choveu muito e como falta contenções e pavimento de concreto, não se admite fazer esse tipo de serviço com chuva muito por conta da segurança e qualidade do pavimento. Preferimos atrasar a obra e entregar com qualidade”, destacou.

Escute a entrevista completa:

LEIA MAIS SOBRE O ASSUNTO:

A obra liga os trechos de Timbé do Sul (SC) e São José dos Ausentes (RS). O superintendente comentou como está a obra no trecho gaúcho. “Informação que a gente tem é que não tem avançado como o nosso ritmo, lá eles tem questões de projeto para definir, a extensão se não me engano é de 8,2 quilômetros”, explicou.

“Quando essas questões de projeto travam, dá impressão que a obra está parada, mas o pessoal deve estar trabalhando para soltar essas amarras de projeto para que se possa perceber esses avanços na pista como a gente fez aqui”, complementou.

Projeto para iluminação

Apesar de não ser obrigação do DNIT, um dos pensamentos do superintendente é que o trecho tenha um projeto para iluminação na Serra da Rocinha. “Quando entregarmos,se o fluxo aumentar consideravelmente mesmo sem o Rio Grande do Sul, vamos precisar de iluminação e mesmo não sendo obrigação, podemos fazer na questão de segurança”, comentou.

E o túnel no Morro dos Cavalos?

Há mais de duas décadas existe a discussão sobre um túnel no Morro dos Cavalos, na BR-101. Durante entrevista em fevereiro de 2023, a secretária dos Direitos Ambientais e Territoriais Indígenas, a catarinense Kerexu, afirmou que a comunidade indigena é favorável ao projeto, mas não há novidades em relação a isso.

“Não fui mais procurado, paramos no projeto básico e precisaria de uma atualização do orçamento, o que sabemos é que deve custar mais de R$ 500 milhões e precisaria de uma  mobilização muito forte para fazer via DNIT (orçamento público) ou ajuste na concessionária”, explicou.

Trecho será interditado nos próximos dias

Entre esta quinta (8) e sexta-feira (9), o trecho vai estar bloqueado para tráfego de veículos até o fim da tarde, quando será reestabelecido o sistema de comboio. Confira a programação:

  • Quinta-feira (8): Comboio pela manhã (subida às 6h30 e descida às 7h); fechamento durante o restante do dia;
  • Sexta-feira (9): Fechamento pela manhã; liberação à tarde por meio de comboio (subida às 18h e descida às 18h30).
  • Sábado (10) e domingo (11) o trecho terá interdição total.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito