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BR-285 deve ser finalizada em dezembro, afirma superintendente regional do DNIT

Atualmente, empreiteira responsável pelas obras trabalha nos serviços de contenção
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 30/06/2023 - 09:14 Atualizado em 30/06/2023 - 10:27
Foto: Divulgação/ DNIT
Foto: Divulgação/ DNIT

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Um novo prazo define o fim das obras na BR-285: dezembro de 2023. A rodovia federal fica entre Timbé do Sul, em Santa Catarina, e São José dos Ausentes, no Rio Grande do Sul. A informação é do superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Alysson Rodrigo de Andrade, em entrevista à Rádio Som Maior, nesta sexta-feira (30). 

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"A BR-285 está chegando perto do fim. Nós estamos com um serviço de contenções, que é um caminho crítico. É um trabalho bastante complexo do ponto de vista de engenheria e estimamos, sim, a previsão de concluir até o fim do ano", afirma o superintendente regional do órgão.

Foto: Divulgação/ DNIT

Um dos fatores que atrapalha o andamento das obras é a chuva. "Nós estamos com cinco emergências em curso. Isso é um recorde no Estado de Santa Catarina. São R$ 194 milhões. É superior ao nosso orçamento da manutenção do ano passado e a BR-285 também foi impactada, mas nós não decretamos emergência lá", afirma Andrade.

Quanto a isso, o superintendente afirma que a própria empreiteira responsável pelas obras fez os trabalhos de recuperação em meio à obra de engenharia. "Imagina a complexidade disso", enfatiza Andrade.  

Sobre a obra

O projeto de implantação e pavimentação da BR-285/RS/SC compreende 30,205 quilômetros de obras entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. No Lote 1, em São José dos Ausentes, na Serra Gaúcha, são 8,376 quilômetros de traçado independente do trecho existente.

Com 400 metros de extensão, a principal obra de arte prevista para esse segmento é a ponte sobre o Rio das Antas, que também tem a função de passagem de fauna. Já o Lote 2, em Timbé do Sul, no Extremo Sul Catarinense, conta com 21,829 quilômetros, incluindo a construção de duas pontes e quatro viadutos, a implantação de um contorno na área urbana do município e a pavimentação da Serra da Rocinha.

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