Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

BR-101: Ponte recuperada, trânsito liberado em Sangão

Rompimento de cabeceira na noite de sexta-feira forçou cinco dias de desvios e interdição no trecho
Por Denis Luciano Sangão, SC, 29/05/2019 - 17:03 Atualizado em 29/05/2019 - 17:06
Trecho está liberado pela PRF / Divulgação
Trecho está liberado pela PRF / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma das consequências de maior repercussão regional do temporal da última sexta-feira, 29, o rompimento da cabeceira da ponte sobre o Rio Sangão na BR-101 está resolvido. Com a conclusão dos trabalhos pela empreiteira contratada pelo Dnit e a liberação da faixa que restava pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o trânsito volta a duas pistas no sentido norte-sul próximo ao acesso ao município de Sangão.

O problema começou no início da noite de sexta-feira, quando a força da chuva - foram cerca de 200mm durante a tarde em Sangão e regiões próximas - elevou rapidamente o leito do Rio Sangão. Com isso, a cabeceira que unia o asfalto à ponte não resistiu e foi arrastada. O mesmo aconteceu em outra cabeceira, metros adiante, da marginal que faz a ligação da rodovia de acesso ao Aeroporto Regional Sul para a BR-101. Esta ainda não foi consertada.

Imagem que ilustrou o rompimento da cabeceira, na sexta, ocorreu em marginal de acesso à BR-101

Sem passagem desde sábado no trecho, na altura do quilômetro 357 da BR-101, a PRF iniciou uma operação emergencial, desviando o fluxo via Gravatal e Braço do Norte ou mais adiante, por Pedras Grandes. Até o domingo à tarde, caminhões de grande porte ficaram sem ligação com o sul também pelos desvios, já que os mesmos eram indicados somente para carros, motos e ônibus.

Ainda no domingo, a PRF iniciou um paliativo. Tirando proveito que as duas faixas do sentido sul-norte estavam abertas em Sangão, houve a criação provisória de uma mão inglesa, com uma das faixas, com toda a sinalização providenciada, servindo para deslocar o fluxo que vinha do norte para o sul.

O visual do fim de semana no quilômetro 357 era este

Durante o fim de semana, mais de 70 caminhões de aterro foram colocados no buraco aberto na cabeceira para permitir a reabertura do trecho. As obras evoluíram entre segunda e terça-feira, chegando ao arremate nesta quarta.

A pista em recuperação nos últimos dias / Foto: Denis Luciano / 4oito / Arquivo

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito