Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Botoeiras vão garantir segurança para pedestres de Içara

Ruas do centro receberam dispositivos que já estão em funcionamento
Por Redação Içara, SC, 05/02/2019 - 15:15 Atualizado em 05/02/2019 - 15:17
Foto: João Gabriel da Rosa / Divulgação
Foto: João Gabriel da Rosa / Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Com o objetivo de promover a acessibilidade de pessoas especiais ou com mobilidade reduzida, o Governo de Içara, por meio da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, realizaram a colocação de um sistema de botoeiras sonoras que foi implantado nas principais vias do centro do município.   

Para a compra dos materiais, foram investidos aproximadamente R$ 104 mil. De acordo com o secretário Arnaldo Lodetti Júnior, a intenção é facilitar a mobilidade urbana. “As pessoas terão até 15 segundos para atravessar a via após o botão ser acionado, proporcionando mais segurança a todos os pedestres”, comentou. 

Essas adequações também fazem parte da NBR 9050, que é uma norma criada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que define aspectos de acessibilidade que devem ser observadas nas construções urbanas,  e também da lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000 que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

Além das botoeiras, a próxima etapa será a correção das calçadas, garantindo uma acessibilidade ainda maior para os pedestres. Estas estão previstas nos projetos de revitalização da área central de Içara e serão concluídas ainda neste ano.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito