Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Benefícios da corrida vão além do condicionamento físico

Prática melhora saúde, física e mental, traz mais disposição e bem-estar para o praticante
Por Redação Criciúma, SC, 17/06/2019 - 20:08
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Um susto fez o professor Elton Luiz Gonçalves e a esposa Cleusa Marcos Gonçalves repensarem a vida. "A Cléo teve uma pancreatite, foi sério, precisou cortar alimentos e decidi acompanhar essa dieta", conta Elton. A mudança não foi apenas alimentar. Os dois já gostavam de praticar esportes e decidiram se dedicar mais a isso. E foi na corrida e no tênis que se encontraram. "Sempre tivemos amor pelo esporte e, fazendo juntos, um puxa o outro", comenta ele.

Desde 2015, o casal é praticante das corridas. "Começamos caminhando e correndo aos poucos. Quando conseguimos correr a quadra ao redor de casa foi uma festa", relembra. Hoje, percursos de 15, 20 quilômetros já não assustam mais. Sem olhar apenas para as medalhas que ganham, Elton ressalta que eles conquistaram mais saúde. "Eliminei 40 quilos depois que comecei a correr, mas seguimos fazendo academia e jogando tênis. Mudamos nosso estilo de vida", explica.

A cada seis meses, o professor procura o médico para checar se a saúde está em dia. "Como também tenho hipertensão, faço esse acompanhamento com frequência. Além disso, cortamos da nossa alimentação os refrigerantes e procuramos cozinhar mais em casa, adicionar mais saladas e alimentos saudáveis", revela Elton.

O esporte é o melhor dos remédios. Assim o educador físico e corredor Santiago Mendonça define a prática. "Não há outro remédio que dê os benefícios que o esporte dá. E a corrida é um deles. Melhora desde a autoestima, o sono, reduz estresse e ansiedade aumentando até o senso de humor", afirma. Santiago é o coordenador técnico da Corrida Satc/Sicredi – correndo juntos, que será realizada dia 30 de junho.

Promovida pela Satc, que completa 60 anos, e pelo Sicredi, que comemora 20 anos na região, a corrida terá percurso inusitado, sendo realizada dentro da Satc. Conforme Santiago, serão dois percursos, com 4 e 8km. "Podem participar corredores profissionais e amadores. O bom é a prática do esporte, uma forma de melhorar a qualidade de vida", pondera o educador físico.

Elton e Cléo já estão inscritos para a prova do dia 30 e vão correr, mais uma vez, juntos. "Não estamos preocupados em chegar entre os primeiros. O bom é correr. A gente tem que fazer uma atividade física que goste", destaca Elton. Interessados em participar da corrida ainda podem se inscrever no site.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito