Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
4

Bárbara de Nicomédia, a santa padroeira dos mineiros

Nesta sexta-feira, 04, comemora-se o dia dela
Beatriz Coan
Por Beatriz Coan Criciúma, SC, 04/12/2020 - 16:35Atualizado em 04/12/2020 - 17:00
Foto: Arquivo 4oito
Foto: Arquivo 4oito

Hoje é feriado municipal em cinco cidades da Associação de Municípios da Região Carbonífera (AMREC). Criciúma, Lauro Müller, Treviso, Siderópolis e Forquilhinha. O motivo tem ligação direta com a principal característica da região: as minas de carvão. Bárbara de Nicomédia, mais conhecida como Santa Bárbara, além de padroeira dos artilheiros e protetora contra os relâmpagos e tempestades, é a padroeira dos mineiros. Uma das principais classes trabalhadores que ajudou no desenvolvimento da região.

Ela nasceu em 280 na cidade de Nicomédia, região onde hoje fica a Turquia. Foi uma bela jovem, filha única de um rico e nobre morador da cidade. Bárbara viveu isolada durante 17 anos por decisão de seu pai. Recebeu instrução e educação. Ao visitar a cidade pela primeira vez ela encontrou critãos que a explicaram a religião. Seu pai acusou-a de seguir o cristianismo para as autoridades da cidade. Foi torturada em praça pública e, irredutível sobre sua fé, assassinada pelo próprio pai. No momento em que Bárbara perdeu a vida, seu pai foi atingido por um raio e também morreu. Por esse motivo ficou conhecida como "protetora contra relâmpagos e tempestades", além de ser nomeada Padroeira dos mineradores, dos artilheiros e das pessoas que trabalham com fogo.

Neste ano as comemorações na cidade de Criciúma, que tem Santa Bárbara como padroeira, foram menores. Devido a pandemia do coronavírus, as orações e devoções à santa foram feitas em casa. Na paróquia que leva o nome da santa, três missas foram realizadas ao longo do dia. O evento contou com número restrito de pessoas no local, mas foram transmitidos através das redes sociais para todos assistirem com segurança. Caso tenha perdido, os vídeos das missas estão disponíveis aqui.