Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...

Bancada federal catarinense trata de municípios atingidos pelo ciclone

Governador, secretário da Defesa Civil e o presidente da Fecam participaram da reunião
Por Redação Brasília, DF, 02/07/2020 - 20:42
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os deputados federais e senadores que compõem o Fórum Parlamentar Catarinense estiveram reunidos, na tarde desta quinta-feira, 2, através de reunião remota, com o Governador do Estado Carlos Moisés; o secretário da defesa civil, Coronel João Batista Cordeiro Júnior; com o presidente da Federação Catarinense dos Municípios (Fecam), prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini; além de diversos prefeitos. O objetivo da reunião foi avaliar e propor ações junto ao Governo Federal para auxiliar o Estado e os Municípios atingidos pelo ciclone.

Segundo o coordenador da bancada, deputado federal Daniel Freitas, que vem acompanhando junto aos órgãos estaduais o levantamento dos estragos, o governo federal já sinalizou que irá ajudar Santa Catarina, principalmente, na parte estruturante que foi danificada, como patrimônios públicos e com as avarias em portos e estradas. “O secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas Alves, está chegando ao nosso Estado na noite de hoje e, a partir de amanhã, irá ver de perto a situação que o ciclone causou aos municípios catarinenses”, informou o parlamentar. 

Ainda segundo o Deputado, na próxima segunda-feira (6), já com os levantamentos e estimativa de prejuízos causados, a bancada deve criar um plano de trabalho para levar aos Ministérios as necessidades para recuperação e reconstrução das cidades atingidas, como escolas, rodovias, assistência às vítimas, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução nas áreas atingidas por desastre. Além da liberação de recursos do Governo Federal conforme o decreto nº 7.257/2010, que regulamenta a MP 494/2010 sobre o Sistema Nacional de Defesa Civil, quanto ao reconhecimento de situação de emergência e estado de calamidade pública.

Em sua fala, o governador Carlos Moisés informou que Santa Catarina irá decretar estado de calamidade pública, ainda nesta quinta-feira. “Nosso maior apelo à bancada catarinense é que nos ajude a chegar, o mais rápido ao Governo Federal para que as medidas necessárias para minimizar o sofrimento dos catarinenses, possam chegar o mais breve possível”, ressaltou. Ele falou ainda, sobre a ação da Assembleia Legislativa de Santa Catarina que destinou ontem, R$ 30 milhões para socorro aos municípios afetados.

O secretário da defesa civil, Coronel João Batista Cordeiro Júnior, falou que até o momento, 152 municípios já foram afetados. “A defesa civil vem recebendo os relatos dos municípios onde foram registrados estragos. Muitos deles na área urbana e agrícola, além de estradas bloqueadas. O Corpo de Bombeiros e a Celesc vêm trabalhando para reestabelecer o atendimento aos municípios o mais rápido possível, pois muitos ainda estão sem energia, internet e sinal de telefonia, tendo dificuldade em enviar as informações dos danos causados”, destacou.

Ele frisou também que já estão sendo distribuídas telhas, cestas básicas, lonas e que há uma grande preocupação com a previsão para a próxima semana, que deve chover no Estado.

O presidente da Fecam, prefeito de Major Vieira, Orildo Severgnini, agradeceu a bancada catarinense que vem atendendo todos os municípios junto ao Governo Federal, referindo-se também às demandas desde o início da pandemia. "Sabemos que podemos contar com os nosso deputados federais e senadores que, mesmo com a divergências partidárias, quando o assunto é Santa Catarina, unem esforços para trabalhar em prol dos catarinenses”, elogiou.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito