Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Balsa paralisada e aulas suspensas em cidades da Amesc

Após alerta emitido pela Defesa Civil, chuva preocupou municípios
Por Giovana Bordignon Araranguá, SC, 26/09/2023 - 14:59 Atualizado em 26/09/2023 - 17:41
Foto: Divulgação/4oito
Foto: Divulgação/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O alto volume de chuvas no Sul de Santa Catarina (SC) atingiu, principalmente, as cidades do Extremo Sul Catarinense (Amesc), nesta terça-feira (26). Em Praia Grande, Passo de Torres e Balneário Gaivota as aulas foram suspensas. A balsa de Araranguá está paralisada.

"É uma chuva continuada que baixa um pouco a visibilidade e atrapalha o trânsito", detalha o climatologista da Epagri, Márcio Sônego. A nebulosidade segue na quarta-feira (27), quando devem ter rajadas de vento de até 70 quilômetros por hora por conta de um ciclone em alto-mar.

A Defesa Civil alertou para temporais isolados com raios, rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais para a região do Litoral Sul até o início da noite desta terça. Os municípios com maior volume de precipitação registrado nas últimas 12 horas são São João do Sul, Praia Grande, Santa Rosa do Sul, Sombrio e Balneário Gaivota.

A terça-feira já iniciou com tempo instável em Santa Catarina e, no decorrer da manhã, novas instabilidades avançaram pelo Sul do estado, trazendo chuva forte e temporais isolados, com registro de granizo.

Segundo a Defesa Civil, nas próximas horas, a chuva se mantém constante no Litoral Sul e há previsão de temporais, especialmente do centro ao leste do estado, com risco moderado a alto para ocorrências relacionadas às condições de tempo.

Confira os comunicados oficiais divulgados pelos municípios da Amesc:

Praia Grande

A Prefeitura de Praia Grande, por meio da Secretaria de Educação, informa que, devido ao alto índice de chuvas emitido pela Defesa Civil de Santa Catarina para o dia de hoje, com alertas para possíveis riscos de alagamento nas próximas horas, as aulas na rede municipal estarão suspensas nesta terça-feira, dia 26 de setembro, no período da tarde e noite.

Araranguá

O Departamento de Trânsito de Araranguá informa nesta terça-feira, dia 26, que a travessia da balsa está suspensa, devido à condição climática que coloca em risco a segurança dos seus usuários.

Balneário Gaivota

Em virtude de alerta emitido pela Defesa Civil Estadual da formação de temporais, com fortes chuvas e ventos, a Secretaria de Educação foi recomendada pela Defesa Civil Municipal para suspender as aulas nas escolas: ALBINO BERNARDINO DE MELLO de Rua Nova e Prof. DARCY RIBEIRO, nesta terça-feira, 26, e na quarta-feira, 27, na parte da manhã.

Na quarta-feira, 27, à tarde, as aulas devem voltar ao normal, se as condições do tempo estiverem favoráveis.

A Secretária de Educação, Thaís Valandro Martins Borges agradece a compreensão de todos os pais, alunos e professores.

Timbé do Sul

Na manhã desta terça-feira (26), o município de Timbé do Sul foi atingido por chuva de granizo.

Até o momento, a Defesa Civil Municipal monitora a situação no interior, já que as primeiras informações mostram o granizo de pequeno porte no Centro do município.

Durante a tarde, a previsão ainda se estende com chuva, então pede-se atenção para veículos, materiais elétricos, dentre outros.

São João do Sul

As chuvas e temporais provocaram a cheia de rios em São João do Sul. Segundo o coordenador regional da Defesa Civil de Araranguá, Sargento BM Rodrigo Bonaldo Rafael, ainda não há registros de maiores problemas. Veja a situação no município nesta terça-feira (26):

Passo de Torres 

A Prefeitura de Passo de Torres, por meio da Secretaria Municipal de Educação, comunica que, em função do elevado índice de chuvas previsto pela Defesa Civil de Santa Catarina, as aulas na rede municipal estarão suspensas nesta quarta-feira, dia 27 de setembro.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito