Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Balneário Arroio do Silva registra ventos de quase 100 km/h

Em Criciúma, as rajadas chegaram a 102 km/h, sendo o vento mais forte no ano
Por Gabriel Mendes Balneário Arroio do Silva, SC, 12/11/2023 - 09:22 Atualizado em 13/11/2023 - 17:08
Vento em Criciúma. Foto: Emerson Teixeira
Vento em Criciúma. Foto: Emerson Teixeira

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

No Sul de Santa Catarina, três municípios registraram rajadas de vento de mais de 90 km/h, são eles: Balneário Arroio do Silva, Araranguá e Tubarão que respectivamente tiveram 97 km/h, 95 km/h e 91 km/h. Já em Siderópolis, o vento chegou a 89 km/h.

Em Criciúma, na estação da Unesc/Epagri, no bairro Universitário, as rajadas chegaram a 102 km/h às 15h30, sendo o vento mais forte registrado no ano.

Já em Laguna, carros e embarcações foram arrastados após um tsunami meteorológico atingir a praia do Cardoso. Em nota, a Defesa Civil de Santa Catarina alegou que o fenômeno é de difícil previsão e a ocorrência não é muito comum de ser observada.

Confira a nota oficial:

Na tarde deste sábado, 11, por volta das 16:00, o mar avançou em direção ao continente na praia do Cardoso, no Município de Laguna, Litoral Sul catarinense. Este fenômeno que ocorreu é conhecido como tsunami meteorológico, é de difícil previsão e sua ocorrência não é muito comum de ser observada.

 

Geralmente ele ocorre atrelado a algum sistema meteorológico como linhas de instabilidade, que foi o que aconteceu. Não havia previsão de mar agitado, nem de alagamentos costeiros em SC, porém, a passagem desta Linha de Instabilidade pelo Litoral Sul provocou o fenômeno de tsunami meteorológico.

 

As linhas de instabilidade são formadas por células de tempestades aproximadamente contínuas dispostas de forma alinhada. Quando passam paralelas à costa, podem gerar mudanças bruscas de pressão atmosférica e rajadas de vento intensas que colaboram para o avanço da água do mar em direção à praia.
 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito