Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Aumento de 16% na fatura da Casan gera reclamações em Forquilhinha

Os vereadores vão encaminhar uma Moção de Repúdio criticando a elevada cobrança.

Por Redação Criciúma, SC, 18/06/2024 - 13:19 Atualizado em 18/06/2024 - 13:20
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O aumento de 16,08% no valor da fatura da Casan gerou críticas e uma Moção de Repúdio na Câmara de Forquilhinha. Conforme o documento aprovado pelos vereadores na segunda-feira, dia 17, o elevado aumento traz um impacto orçamentário prejudicando a situação financeira de muitas famílias.

"Além de cobrar pelo esgoto o mesmo valor gasto com a água, sendo que nem toda água utilizada retorna para o tratamento, agora tem mais esse aumento de 16% nas taxas de Água, Esgoto, Serviços e Infrações definido pela Casan. É uma vergonha", declara o vereador proponente da moção, João Paulo Mariot (PP).

Para o vereador Célio Elias (PT), o aumento na fatura supera qualquer índice, visto que o salário do trabalhador foi reajustado entre 3% a 4%. "Eles aumentam e nós pagamos, se não pagar a água é cortada. O que fazer? A sociedade precisa reagir", comenta. "Muitas das ações da Casan são validadas pela agência reguladora, que deveria ser defensora dos direitos do consumidor. Não há justificativa para tanto aumento", acrescenta o presidente da Câmara, Dinho Rampinelli (PL).

A Moção de Repúdio será encaminhada ao governador do estado de Santa Catarina, ao presidente da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan), à Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina (Aresc) e demais agências reguladoras do Estado.

Mais destaques da Sessão

Projetos aprovados

PE nº 36/2024 (com emenda) - Altera a redação do art. 50, da Lei nº 2227, de 09 de março de 2017, e dá outras providências.

PE nº 38/2024 - Autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder serviços de terraplanagem e/ou infraestrutura necessários à Giassi Agricultura e Comércio LTDA. (Combo Atacadista) no Município.

PL nº 06/2024 - Passa a denominar-se Rua Pedro Paulo Tosatti, a atual Rua do Porco Espinho, no Bairro Cidade Alta. (Autoria: Dinho Rampinelli - PL)

Indicações

68/2024 - Pavimentação asfáltica sobre a ciclovia na Avenida Afonso Forgiarini, com início na rótula do Cemitério Jardim da Paz no bairro Saturno, até o bairro Vila Franca. (Célio Elias - PT)

69/2024 - Pavimentação asfáltica da Rua Bernadete Herdht Warmiling, no bairro Clarissa. (Marilda Casagrande - PP)

Colaboração: Filipe Casagrande/Câmara de Forquilhinha

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito