Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Pinhão de Santa Catarina será exportado para a Ásia

Produto da Serra Catarinense vai servir como alimento nas escolas chinesas

Por Davi Brabos 05/05/2025 - 12:32 Atualizado há 3 horas

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O pinhão produzido em Painel, na Serra Catarinense, será exportado para o continente asiático, onde será utilizado nas escolas. Segundo a Associação dos Produtores do município, a exportação para a China iniciou já em 2020, como maneira de estudos e testes dos destinatários.

"A gente começou a enviar alguns lotes de pinhão, pinhão in natura, pinhão pré-cozido, falha, pinha. Tudo que a empresa chinesa solicitava para que fosse enviado para eles fazerem estudos e testes lá na Ásia, na China", informa o presidente da associação, Armstrong Zen de Souza, em entrevista ao Programa Adelor Lessa.

O produto servirá como alimento nas escolas asiáticos, por conta do seu alto valor nutritivo. "Se uma pessoa se alimentar só de pinhão, ela jamais vai ter problema de desnutrição ou sofrer de alguma doença. É um alimento muito rico em tudo que é de bom", destaca o presidente. 

Para Armstrong, a iniciativa é importante para a valorização dos produtores. "Vai agregar muito valor ao pessoal que faz o extrativismo do pinhão nas matas. Porque além do pinhão, agora ele vai conseguir vender a falha, vai ter um maior valor agregado tanto no pinhão e na falha que ele jamais sonhou em comercializar", projeta. 

Além disso, o presidente da associação revela que, com a exportação do produto, o plantio das araucárias tem que ganhar força. "A gente tem que pensar seriamente, cobrar das empresas, do governo do estado, órgãos municipais, para começar a incentivar o plantio das araucárias. Porque hoje a serra está sendo tampada de pinos", finaliza Armstrong Zen. 

Ouça, na íntegra, a entrevista de Armstrong Zen de Souza:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito