O aumento dos casos de furto de gado nas comunidades rurais de Içara tem preocupado agricultores e autoridades do município. A situação, que já gerou prejuízos a diversos produtores, foi tema de alerta feito pelo vereador Da Rolt (PL), que propôs medidas para reforçar a segurança na região.
De acordo com o parlamentar, a criminalidade vem crescendo novamente e já há casos reincidentes. “Enquanto que a gente achava que estava reduzindo, está aumentando o furto de gado em nossa região. Inclusive, na madrugada de domingo, um produtor local teve a surpresa de ter mais cinco gados furtados. E essa foi a terceira vez que esse produtor é furtado, já com uma soma de oito ou nove gados", relatou.
Diante disso, Da Rolt defende a instalação de câmeras de segurança na Via Rápida, estrada frequentemente utilizada como rota pelos criminosos, além do reforço no policiamento. Segundo ele, é necessário envolver os órgãos de segurança e a comunidade produtora no enfrentamento ao problema.“Criar esse debate junto com os agricultores, eu acredito que hoje é melhor fazer ronda ou colocar câmeras nos pontos estratégicos dessa rodovia, em outros cantos, que se pega de Criciúma até a BR-101. Acredito que isso seria a melhor maneira. Mas a polícia também conhece muito, já conhece o caso, e vai dar até as suas melhores ideias junto com os produtores de gado”, reforçou o vereador.
Ouça a entrevista no Programa Adelor Lessa: