Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Fertilizantes e terras raras estão entre ideias para reaproveitar rejeitos do carvão em SC

Delegação catarinense conheceu tecnologias nos EUA que podem acelerar a recuperação ambiental da região

Por Fernanda Zampoli 22/09/2025 - 13:00
Foto: Sophia Rabelo/ 4oito
Foto: Sophia Rabelo/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Representantes do setor carbonífero do Sul de Santa Catarina voltaram dos Estados Unidos com novas propostas para reaproveitamento de rejeitos, geração de energia e alternativas de uso da cinza do carvão. A missão, que reuniu lideranças da área, órgãos ambientais e representantes do Ministério Público Federal, visitou empresas e instituições governamentais norte-americanas ligadas à mineração e à recuperação ambiental.

Entre as ideias observadas estão a possibilidade de transformar cinzas em insumos de maior valor agregado, desenvolver fertilizantes a partir do carvão e até investir na produção de terras raras, minerais estratégicos usados em indústrias de alta tecnologia.

Segundo o presidente da Associação Brasileira do Carbono Sustentável, Luiz Fernando Zancan, a experiência norte-americana pode ajudar a destravar projetos parados em Santa Catarina. “Os Estados Unidos têm usinas que queimam rejeito desde os anos 80 e já economizaram mais de 1 bilhão de dólares em recuperação ambiental. Nós fomos ver de perto como isso funciona e como podemos aplicar aqui, com um modelo próprio para a nossa região”, explicou em entrevista ao Programa Adelor Lessa desta segunda-feira (22).

Zancan destacou que o carvão catarinense é diferente do americano, o que exige soluções adaptadas. Ele citou como alternativa a mistura de rejeito com carvão beneficiado ou biomassa. “Nós podemos chegar a uma situação em que a cinza se torne mais importante que a própria geração de energia. É esse tipo de inovação que estamos perseguindo”, afirmou.

Ouça na íntegra a entrevista com o Fernando Zancan:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito