A relação entre inteligência artificial (IA) e inteligência humana será o tema da palestra do especialista em inovação Gil Giardelli na Expomais 2025, que acontecerá em Criciúma. Giardelli defende que a tecnologia deve ser usada como ferramenta para ampliar o acesso à prosperidade e não como substituta da capacidade humana. Segundo ele, o mundo vive a maior janela de prosperidade dos últimos 100 anos, impulsionada por avanços tecnológicos, mas o desafio é tornar esses benefícios acessíveis aos 8 bilhões de habitantes do planeta.“O desafio agora é compartilhar isso com todos”, afirmou Giardelli, em entrevista ao programa 60 Minutos, da rádio Som Maior.
Exemplos práticos do uso da IA no mundo
Durante a palestra, Giardelli apresentará casos de aplicação da IA em diferentes áreas:
- Saúde: Estudos internacionais indicam que a senilidade poderá ser curável nas próximas décadas, com qualidade de vida acima dos 90 anos.
- Agricultura: Fazendas verticais produzem até três vezes mais do que as convencionais.
- Educação: A China aumentou em 60% o desempenho estudantil ao integrar tecnologia ao ensino tradicional.
Giardelli citou dados do Banco Mundial que apontam que apenas 4% da população economicamente ativa no Brasil possui habilidades médias ou avançadas em IA. Ele afirma que a falta de preparo no ensino básico contribui para esse atraso. Relatos de professores da rede pública indicam que, apesar de os alunos usarem IA em trabalhos escolares, não há orientação adequada nem debate sobre plágio ou uso ético das ferramentas.“Está na hora de fazermos um pacto entre escolas, professores e educadores. Não dá para fingir que nada está acontecendo," afirma.
Ouça na íntegra a entrevista com o especialista em inovação Gil Giardelli: