A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e universidades da Coreia do Sul, como Dan Kook e Cheyang, registraram a patente de um produto com potencial para tratar o Alzheimer. O projeto, coordenado pelo reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho, é acumulou anos de pesquisa e uma parceria que une fitoquímica brasileira com as tecnologias avançadas da Coreia do Sul.
“A gente iniciou o projeto com a Universidade de Dan Kook por meio de um projeto aprovado pelo CNPq. Estudamos uma planta aqui no Brasil, o guaranabi, que já evidenciava potenciais terapêuticos. Encontramos mais de 2 mil indivíduos dessa planta em uma fazenda no Espírito Santo, o que nos permitiu planejar a produção em escala para um futuro fitoterápico ou até um fármaco,” explicou Cechinel.
Potencial e etapas da pesquisa
Embora os estudos ainda estejam em fase preliminar, os resultados obtidos in vitro são promissores. “O importante é que é difícil você encontrar plantas com o potencial que encontramos. Os experimentos mostram um efeito significativo, mas ainda temos um longo caminho até os testes clínicos em seres humanos,” afirmou o reitor.
A pesquisa também está de olho em outras patologias do sistema nervoso central, como o Parkinson. “A expectativa é bem positiva. Em dois anos, acredito que teremos resultados suficientes para avançar para as fases clínicas,” completou.
Parceria internacional e novas perspectivas
As universidades coreanas, responsáveis pelos estudos farmacológicos e biológicos, trabalham em conjunto com a Univali, que realiza a preparação do material e elucida os componentes ativos da planta. “Estamos também estudando outras ações farmacológicas, como efeito analgésico e anti-inflamatório, para auxiliar nesse grande projeto,” destacou Cechinel.
Além do avanço no tratamento de doenças neurodegenerativas, a parceria reflete o compromisso da Univali com a inovação científica. “Eu nunca deixei de fazer pesquisas científicas ou orientar alunos. Esse projeto representa esperança para muitas pessoas e reforça o papel da ciência no enfrentamento de desafios globais,” finalizou.
A pesquisa será apresentada no Simpósio Internacional da Univali, entre os dias 5 e 8 de maio, com a presença da professora Su Yang Park, da Universidade de Dan Kook, para discutir os próximos passos do estudo.
Ouça, na íntegra a entrevista com Professor Valdir Cechinel Filho: