Criciúma segue como um dos principais polos de desenvolvimento econômico em Santa Catarina. Em março de 2025, o município conquistou a quinta posição no ranking estadual de geração de empregos, com um saldo positivo de 665 novas vagas, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, Tiago Fabris, destacou fatores desse crescimento, incluindo o aumento de empresas abertas no primeiro trimestre de 2025.
"A gente criou mais de 2.400 novos CNPJs aqui no município de Criciúma. Obviamente a maior parte são MEIs, algo em torno de 1.700, mas as demais são outros tipos de empresas", explicou Fabris.
"A gente tem uma contratação de 198 vagas. E pela indústria, o que mais puxou a parte das contratações de emprego formal foi a indústria de transformação, mas dentro da indústria de transformação, as atividades relacionadas à parte de confecção, vestuário, enfim. Então esses principais sub-setores foram os que mais contribuíram com um saldo significante na geração de emprego", contou o secretário.
Outro projeto da gestão municipal já está sendo planejado. “A pedido do prefeito e do vice, iniciamos o projeto Criciúma Mais 25, que estuda os planejamentos do município para os próximos 25 anos, até 2050. Já fizemos um eixo relacionado ao planejamento urbano e infraestrutura, com foco em crescimento sustentável", completou Fabris.
Ouça, na íntegra a entrevista com o Secretário Tiago Fabris: