Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!
* as opiniões expressas neste espaço não representam, necessariamente, a opinião do 4oito

Briga pelo título, Marcelo Hermes na estreia e a busca por volante

Veja o que disse Eduardo Baptista em coletiva na manhã desta segunda-feira (5)

Por Enio Biz 05/01/2026 - 10:20 Atualizado em 05/01/2026 - 10:22

O Criciúma inicia a temporada 2026 com um discurso claro: brigar pelo título do Campeonato Catarinense. Em entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira (5), no CT Antenor Angeloni, o técnico Eduardo Baptista destacou a motivação do elenco, o planejamento antecipado e a manutenção da base como fatores determinantes para um início mais sólido em relação ao ano passado.

“A motivação é gigante. Esse trabalho começou ainda em setembro. Hoje a gente consegue estrear com um time organizado, que já se conhece, com reforços pontuais e de qualidade”, afirmou o treinador.

Diferentemente de 2025, quando chegou ao clube em meio à Série B do Campeonato Brasileiro, Baptista agora inicia a temporada desde o começo do processo. Segundo ele, isso permite “pular etapas”.

“Se não chegasse nenhum reforço, eu teria um time para colocar em campo. Isso mostra o quanto o planejamento foi bem feito”, destacou.

O treinador ressaltou que muitos atletas já conhecem sua filosofia de jogo, o que facilita a assimilação do modelo proposto.

“Não trouxemos volume, trouxemos qualidade”, completou.

Para Eduardo Baptista, o Campeonato Catarinense tem grande peso. Além da busca por uma vaga na Copa do Brasil, o técnico vê o título estadual como um passo decisivo para a temporada nacional.

“Vamos falar de Série A? Primeiro vamos ser campeões catarinenses. O título estadual te faz pular algumas casas no início da Série B”, afirmou.

Aposentadoria de Alison

Um dos temas abordados foi a aposentadoria precoce do volante Alison, confirmada na mesma coletiva pelo executivo de futebol, Thiago Gasparino. Baptista lamentou a saída, mas exaltou a postura do atleta.

“Foi uma atitude de hombridade gigante. Ele sentiu que não conseguiria responder às expectativas por causa das dores e nos procurou. Fico triste, porque contávamos muito com ele, mas respeito demais a decisão”, disse.

Com a saída, o Criciúma passa a monitorar o mercado em busca de mais um volante.

“A ideia é trazer alguém que tenha sido destaque em sua equipe, assim como os outros reforços”, explicou.

Marcelo Hermes segue nos planos

Questionado sobre as especulações envolvendo o lateral-esquerdo Marcelo Hermes, Baptista foi direto: o jogador segue nos planos e está convocado para a estreia.

“Para mim, é o melhor lateral-esquerdo da Série B. É natural que existam rumores, mas ele tem contrato e contamos com ele”, afirmou.

O técnico confirmou que Hermes será relacionado para a estreia do Estadual. Sobre as opções para o setor, citou Willean Lepo e Waguininho.

Elenco mais preparado física e mentalmente

Eduardo Baptista também destacou a resposta física do elenco na pré-temporada, considerada acima do esperado.

“Os atletas voltaram surpreendentemente bem. Hoje treinamos em um nível mais alto do que quando encerramos a temporada passada”, revelou.

Com um início de campeonato considerado difícil — com jogos contra Marcílio Dias fora de casa, clássico com o Avaí em casa e Joinville como visitante — o treinador alertou para a margem de erro reduzida no novo formato do Estadual.

“A primeira fase dura cerca de 20 dias. Não cabe erro. Uma não pontuação pode complicar muito”, alertou.

Confiança no projeto

Por fim, Eduardo Baptista reforçou sua identificação com o clube e com o torcedor.

“O torcedor foi me buscar em casa. A química foi positiva. O projeto é chegar em 2027 disputando a Série A, mas isso passa pelo Catarinense”, concluiu.

O Criciúma estreia no Campeonato Catarinense nesta quarta-feira (7), diante do Marcílio Dias, às 19h, no Estádio Dr. Hercílio Luz, em Itajaí.

Copyright © 2026.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito