As festas de fim de ano provocaram alterações nos horários de funcionamento de repartições públicas, comércio e estabelecimentos de serviços essenciais. Um dos setores impactados foi o bancário, já que as agências não tiveram atendimento presencial nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, além de expediente reduzido na véspera de Natal.
Após o período de festas de fim de ano, as agências bancárias em todo o país voltaram a funcionar normalmente nesta sexta-feira (2), com atendimento presencial ao público e expediente regular para a realização de operações bancárias.
LEIA MAIS SOBRE ECONOMIA:
- Vai ao banco no fim de ano? Veja o que muda no Natal e Ano Novo
- Novo salário mínimo de R$ 1.621 entra em vigor nesta quinta-feira
- Isenção de IR para quem ganha até R$ 5 mil entra em vigor
Bancos voltaram a funcionar: como ficam pagamentos e contas
Em nota, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reforça que contas de consumo, como água, energia e telefone, com vencimento em dias em que não houve compensação bancária (31 de dezembro e 1º de janeiro), podem ser pagas, sem acréscimo, nesta sexta-feira.
Já no caso dos tributos e impostos que venceram no feriado ou em dias sem compensação bancária, a orientação é que o pagamento tenha sido antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.