Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Câmara define a criação de 63 cargos comissionados em Criciúma

Eleição teve 11 votos a favor e cinco votos contrários

Por Davi Brabos Criciúma, 29/04/2025 - 09:31 Atualizado em 29/04/2025 - 09:41
Foto: Arquivo/4oito
Foto: Arquivo/4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Nessa segunda-feira (28), a Câmara de Vereadores definiu a criação de 63 novos cargos comissionados no município. A eleição contou com votos de 16 vereadores, com a ausência de Marquinho Machado (MDB). Ao todo, foram 11 votos a favor, e cinco votos contrários à proposta, todos dos parlamentares do Partido Liberal (PL).

Daniel Formentin (PSD)

Para o vereador do PSD, que votou a favor da ampliação das vagas, o motivo principal para o posicionamento é por conta do impacto financeiro. "O meu posicionamento está focado na responsabilidade fiscal. O impacto orçamentário da reforma administrativa, ela tem um impacto que é positivo em 13 milhões do orçamento. A Câmara se debruçou sobre uma reforma enxuta que economiza 13 milhões", diz Formentin.

De acordo com ele, o aumento implica uma readequação dos cargos existentes. "A Câmara estudou essa situação. A maioria dos cargos é simplesmente uma readequação dos cargos já existentes. A reforma em si, ela extingue 377 cargos existentes, comissionados. Esses 377 cargos que estão, poderiam ser alocados em sua maior responsabilidade do jeito do Vaguinho. De extinguir e readequar a forma de governar", destaca.

Nícola Martins (PL)

Um dos votos contrários para a medida foi do vereador Nícola Martins. Para ele, a grande quantidade de cargos ativos em Criciúma é o motivo do partido não abraçar a ideia. "O principal argumento da nossa bancada do PL é que a Prefeitura de Criciúma já tem comissionado demais. E a gente trouxe números para mostrar isso. Se a gente pegar o percentual de comissionados efetivos e temporários das 10 maiores cidades de Santa Catarina, Criciúma tem o maior percentual de comissionados", afirma Martins, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, nesta terça-feira (29).

Segundo o vereador, a solução mais simples seria reajustar os cargos comissionados, e não a criação de novas vagas. "O que a Prefeitura de Criciúma precisa não é da criação de mais 63, é reajustar os que têm hoje, os 392 comissionados que têm hoje. Até porque hoje em Criciúma, a cada 575 habitantes, um é comissionado", avalia.

Ainda, Nícola responde as falas de Daniel, sobre a readequação dos cargos. "Esses quase 400 cargos que supostamente estão excluindo, são cargos que há mais de anos já não são ocupados. Então são cargos que já estavam em desuso há um bom tempo", conta o vereador.

Veja todos os votos dessa segunda:

A favor:

Daniel Formentin (PSD)
Aldinei Potelecki (Republicanos)
Giovana Mondardo (PCdoB)
Amaral Bittencourt (PSD)
Daniel Cipriano (PSDB)
Gorete Boaroli (PSDB)
Miri Dagostim (PP)
Neri Xavier (União)
Marcio Darós da Luz (PSD)
Neto Uggioni (PSDB)
Toninho da Imbralit (PSD)

Contra:

Nícola Martins (PL)
Dr. Luiz Fontana (PL)
Obadias Benones (PL)
Juarez de Jesus (PL
Ademir Honorato (PL)

Ausência justificada: Marquinho Machado (MDB)

Ouça a entrevista dos dois vereadores:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito