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[Áudio] Apenas 5% dos alunos de SC terminam o ensino médio sabendo matemática

Índice foi discutido nesta terça-feira (29), com ex-secretário estadual da educação

Por Davi Brabos 29/04/2025 - 11:03 Atualizado há 8 horas

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Um dado preocupante sobre a educação catarinense foi divulgado nessa segunda-feira (28): Cerca de 95% dos alunos que concluem o ensino médio no estado saem sem saber matemática. O que significa que apenas 5% dos alunos finalizam os estudos com conhecimento dos fundamentos da disciplina.

Segundo o professor Natalino Uggioni, que também é membro do conselho estadual de educação e ex-secretário estadual, o índice é grave, mas não começa da noite pro dia. “Tudo começa nos anos iniciais com a alfabetização”, aponta, em entrevista ao Programa Adelor Lessa, na Rádio Som Maior.

Apesar da pandemia ter agravado o cenário, Natalino destaca que os índices atuais são apenas 3% inferiores aos do período pré-pandêmico. Para ele, um dos maiores desafios está na falta de engajamento dos estudantes. “Se o estudante está com esse comportamento, é justamente porque ele não vê interesse naquele conteúdo”, comentou, referindo-se à indisciplina em sala e ao desinteresse generalizado dos alunos.

Ainda, Uggioni acredita que uma nova motodologia e abordagem tecnológica na disciplina poderia ser influente para uma melhora no quadro. “Hoje a gente vê, e aí tem disponível, em termos de tecnologia, formas diferentes de você ensinar o conteúdo”, diz. “A matemática assusta. A grande maioria tem ojeriza à matemática. Mas, a meu ver, é justamente porque falta despertar nos estudantes a importância dessa disciplina, não para a escola, para a sua vida”, acrescenta.

Outro ponto levantado pelo ex-secretário foi a aplicação dos recursos públicos. Ele cita que o Brasil investe valores significativos em educação, proporcionalmente até superiores aos de países desenvolvidos, mas ainda assim colhe maus resultados. “Nós temos sim uma gestão de investimento. Em educação não é gasto, é investimento”, frisou. Segundo ele, o problema está na forma como esses recursos são aplicados. “Falamos muito, mas fazemos pouco”, criticou.

A sugestão que Natalino dá para os alunos e professores, é o aumento no estímulo da leitura, desde os anos iniciais. “Para a matemática é importante saber ler e interpretar. Se você não lê e interpreta o problema, a provocação, você não consegue desenvolver o resultado”, finaliza o professor.

Ouça, na íntegra, a entrevista do professor Natalino Uggioni:

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