Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
DEIXE AQUI SEU PALPITE PARA O JOGO DO CRICIÚMA!

[Áudio] Antenor Naspolini lança livro "Semeador de Baobás" em Criciúma

Lançamento da obra do professor e sociólogo criciumense será durante a Feira do Livro

Por Davi Brabos 03/11/2025 - 14:13
Foto: Arquivo/Thiago Gadelha
Foto: Arquivo/Thiago Gadelha

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O professor e sociólogo criciumense Antenor Naspolini, reconhecido nacionalmente por seu trabalho na educação, especialmente no Ceará, lança nesta quarta-feira (5) o livro “Semeador de Baobás”, durante a Feira do Livro de Criciúma, às 18h. Em entrevista ao programa Adelor Lessa, o educador falou sobre a obra e o significado do título.

Além do sentido literal, o autor explicou que o título também tem uma conotação simbólica. “Eu acho que o educador é um plantador, é um semeador de baobás. Eu dediquei 50 anos da minha vida à educação”, avalia o professor, em entrevista ao programa. Para Naspolini, o baobá representa algo que tem duração e permanênciacaracterísticas que ele associa ao legado da educação pública.

O livro mistura memórias pessoais e reflexões sobre ensino. “O primeiro cenário é da minha infância, é no bairro Arquimedes Naspolini, que tem o nome do meu pai", lembra. Em outro trecho, ele recorda a importância de uma de suas primeiras professoras. “A professora primária foi muito importante na minha vida. Dona Íria Zandomênico de Luca”, cita;

Segundo Naspolini, o livro é composto por “cenários” que representam fases distintas de sua trajetória. “Cada cenário foi uma vivência da minha vida. O livro possibilita ao leitor ler qualquer cenário, começar pelo último, por exemplo”, explica.

Ouça a entrevista na íntegra:

Copyright © 2025.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito