Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Até 60 anos de prisão para membros de organização criminosa do sul

Grupo com 17 integrantes traficava drogas e roubava veículos na região. Ação foi ajuizada em Capivari de Baixo
Por Redação Florianópolis, SC, 29/10/2020 - 13:34 Atualizado em 29/10/2020 - 13:36
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) obteve a condenação de 17 integrantes de uma organização criminosa que agia principalmente no tráfico de drogas e no roubo de veículos no Sul do estado. As penas aplicadas variaram de 8 a 60 anos de prisão, de acordo com a participação de cada um na organização e com os crimes cometidos.

A ação foi ajuizada pela Promotoria de Justiça da Comarca de Capivari de Baixo com base em uma investigação da Polícia Civil que desmantelou a organização, a qual trazia grandes quantidades de drogas oriundas de outro estado da Federação para distribuição na região e cuja atividade era financiada pelo roubo de veículos.

No processo, o Ministério Público relata a prática de uma série de crimes praticados pelos integrantes: organização criminosa, tráfico de drogas, roubo, receptação, lavagem de dinheiro e porte ilegal de arma. 

Uma das pontas da organização, a partir de Ponta Porã, cidade sul-mato-grossense que faz divisa com o Paraguai, garantia, fornecia e providenciava o transporte de grandes quantidades de droga para a cidade catarinense de Capivari de Baixo. Para financiar os entorpecentes, recebia veículos automotivos de procedência ilícita.

Já a outra ponta da organização recebia as drogas em Capivari de Baixo, verificava a qualidade da substância e a revendia a outros fornecedores da região. Ainda, entregava a outros membros da organização uma fração dos entorpecentes como pagamento pelos veículos roubados. A parcela da organização no Sul catarinense ainda era a responsável pela ocultação dos veículos até o efetivo transporte a seu destino.

A investigação permitiu identificar as lideranças e diversos agentes com papel importante no processo, como transporte, guarda e fracionamento da droga, roubo dos veículos e tráfico na região. Também permitiu identificar pessoas responsáveis pela lavagem de dinheiro oriunda da operação.

Todos os 17 denunciados pelo Ministério Público na ação penal foram condenados, e todas as penas, ainda passíveis de recurso, deverão ser cumpridas em regime inicial fechado.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito