Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Assinado arrendamento do Terminal de Granéis Minerais em Imbituba

Estrutura portuária teve arrendamento transitório avalizado com o Consórcio Sul Minas, que venceu processo seletivo
Por Redação Imbituba, SC, 10/04/2022 - 12:13
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A SCPAR Porto de Imbituba assinou na última sexta-feira (8) o contrato de arrendamento transitório do Terminal de Granéis Minerais (TGM IMB06) do Porto de Imbituba com o Consórcio Sul Minas, vencedor do processo seletivo simplificado nº 01/2021. O regime de exploração da área dentro do Porto ocorrerá pelo período de até 180 dias ou até que o processo licitatório para arrendamento de longo prazo seja concluído.

A formalização da assinatura contou com a presença dos diretores do Porto e da arrendatária, formada pelo consórcio das empresas Minas Gusa e Sul Norte. O diretor-presidente da holding SCPAR, Alexandre Amin Salum Júnior, e a presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP), Rita Munck, também participaram do ato oficial.

O diretor-presidente da Autoridade Portuária, Fábio Riera, destaca que o contrato consolida um novo passo na utilização da área do terminal. “Essa área, que até poucos anos tinha apenas grama e nos dava custos de manutenção, recebeu investimentos da iniciativa privada e passa agora a auferir uma receita à Autoridade Portuária de cerca de R$ 7 milhões por ano, o que nos permite investir em novas infraestruturas e melhorias para o avanço do Porto”, avaliou o gestor.

O TGM tem 48 mil m² e fica na área 6.1. É composto por dois armazéns de lona e lava pneus, alimentado por cisterna de captação da chuva. Gilberto Zanette, sócio-proprietário da Sul Norte, explica que a intenção é aumentar o volume movimentado pelo Porto no segmento de minerais. O Consórcio trabalhará com cargas como minério de ferro, coque e hulha betuminosa.

Maurício Araújo, diretor do grupo Minas Gusa, concordou com Zanette e afirmou: “a gente tem muito a alavancar e fazer crescer a movimentação para a cidade e para a economia de Imbituba”. E completou em entrevista: “A gente vê o nível de organização do Porto de Imbituba e o quanto tem projeção de crescimento. A gente acredita muito nisso e, por isso, está nessa expectativa grande de que esse projeto vai ser bem viável para a cidade e para o Porto. Aumentando o nível de movimentação, consequentemente, gera mais empregos, gera mais economia para a cidade, então são sempre perspectivas de grande crescimento”.

Na oportunidade, a Rita Munck, presidente do CAP Imbituba, parabenizou a empresa, que está buscando o desenvolvimento da cidade e destacou a importância desse tipo de contratação simplificada, que possibilita um processo futuro de um arrendamento definitivo e que tem como objetivo trazer novas cargas para o Porto.

A cerimônia também foi acompanhada pelo presidente do Sindicato dos Operadores Portuários de Imbituba (SINDOP), Gilberto Barreto, o prefeito municipal, Rosenvaldo da Silva Júnior, o diretor-presidente da Ferrovia Tereza Cristina, Benony Schmitz Filho e colaboradores envolvidos no processo.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito