Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As filas mudaram de horário na UBS Centro

Ouvinte da Som Maior reclama das mudanças feitas no atendimento ao público no posto central em Criciúma
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 12/07/2019 - 14:32 Atualizado em 12/07/2019 - 14:41
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Há pouco mais de um mês a reportagem da Rádio Som Maior flagrou a situação crítica pela qual passavam usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro de Criciúma. Em busca de uma das cem fichas disponíveis naquele 7 de junho para atendimento médico, as pessoas precisavam passar a madrugada na fila. Não era novidade. Apenas a reprodução de algo corriqueiro que só apresentava mudanças em número de fichas ofertadas. Por vezes, eram menos.

A fila com as fichas improvisadas no começo de junho / Foto: Denis Luciano / 4oito / Arquivo

Naquele dia, eram 6h30min e já havia 99 pessoas na fila. Restava, portanto, apenas um número para quando fosse iniciado o atendimento, dali a meia hora. Outra curiosidade era que havia uma usuária que, por conta própria, confeccionava fichas com números e as entregava às pessoas que chegavam, visando organizar a fila.

Confira também - Mais de sete horas na fila esperando atendimento

Algumas semanas depois, no último dia 24, o secretário de Saúde do município, Acélio Casagrande, alcançou uma solução. "As pessoas não precisam mais ir de madrugada pegar números para ser atendidas nos dias seguintes. Será necessário ir no posto de saúde, que fará o agendamento para os próximos 15 dias, é claro que terá alguns atendimentos mais urgentes. Já está dando certo no Wosocris e Morro Estevão”, disse, na ocasião.

Confira também - Marcações de consultas solucionam as filas na madrugada

A realidade hoje

Um ouvinte do programa Debate Aberto, na Rádio Som Maior, fez um registro indignado no começo da tarde desta sexta-feia, 12. Ele passou pela UBS, fez as fotos que ilustram esta postagem e encaminhou mensagem com críticas ao prefeito Clésio Salvaro e considerações sobre o novo procedimento da UBS:

"Não tem mais fila para consultar médicos, no Posto de Saúde Central de Criciúma, de madrugada. E eu acreditei. Agora as fichas serão entregues a partir das 15h", disse. E mais: "hoje, pacientes idosos estão desde cedo da manhã. Ficarão sem poder almoçar, para não perder o lugar. Uma barbaridade, total falta de respeito ao humano. Só tem 50 números para o clínico geral, segundo o servidor do posto, é isso mesmo", comentou.

O secretário Acélio considera, porém, que as medidas já vem surtindo efeito. “A gente já conseguiu praticamente eliminar filas. Nós estendemos o horário até às 21h e atendimentos até às 15h nos centros de saúde", citou, exemplificando que houve casos de sobras de fichas.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito