Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As dificuldades da Casan para abastecer Lauro Müller

Partes mais altas da cidade sofrem com falta d´água. Caminhões-pipa estão abastecendo as comunidades. Prefeito decretou emergência
Por Denis Luciano Lauro Müller, SC, 06/06/2020 - 07:35
Gilberto Benedet Júnior, superintendente regional Sul Serra da Casan / Arquivo / 4oito
Gilberto Benedet Júnior, superintendente regional Sul Serra da Casan / Arquivo / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O prefeito de Lauro Müller, Valdir Fontanella, decretou nesta semana situação de emergência no município por conta da estiagem. Confirmando as dificuldades para manter em dia o abastecimento de água, a Casan vem realizando diversas manobras para suprir os consumidores da cidade.

"Estamos com caminhões-pipa e sistemas de rodízio de abastecimento", confirmou o superintendente regional Sul Serra da Casan, Gilberto Benedet Júnior. "Temos duas captações que servem a cidade, em rios cujas nascentes são na Serra do Rio do Rastro. Esses rios estão com 50% das suas vazões, precisamos de uma boa chuva para suprir", avaliou. 

Para compensar as perdas, a Casan está providenciando a escavação de poços artesianos na cidade. "Conseguimos contratar a empresa com alguma agilidade, mas a demanda está no estado inteiro, essa empresa está agora trabalhando em outras regiões e nos próximos dias vem para Lauro Müller", apontou Gilberto. "Já solicitamos o estudo para verificar os melhores lugares para perfuração dos poços", detalhou.

Enquanto isso, dois caminhões-pipa se abastecem diariamente na Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, e são deslocados pela Casan até Lauro Müller. "Nossa prioridade é atender os postos de saúde e o Hospital Henrique Lage", observou. "Estamos levando água também para os moradores dos bairros mais atingidos pela escassez de água, que são o Arizona e o Sumaré, bastante prejudicados. São as partes mais altas da cidade. E estamos providenciando um terceiro caminhão-pipa para agilizar o trabalho", completou.

Mesmo com as reclamações em relação à Casan, o prefeito Valdir Fontanella, ao confirmar durante a semana, em entrevista à Rádio Som Maior, o decreto de situação de emergência, não demonstrou intenção de romper o contrato com a empresa. "Não, não queremos romper, queremos que a Casan invista na cidade, na distribuição da água, pois faz muito tempo que eles não investem aqui", sublinhou o prefeito.

Confira também - Lauro Müller em situação de emergência devido à estiagem

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito