Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

"As crianças ficam nas telas porque faltam outros estímulos", comenta InterNey

Especialista em Tecnologia foi entrevistado pelo jornalista Arthur Lessa nesta terça-feira; assista
Por Geórgia Gava Criciúma, SC, 18/10/2022 - 16:10 Atualizado em 18/10/2022 - 17:29
Arte: Arthur Lessa/ 4oito
Arte: Arthur Lessa/ 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Para o especialista em Tecnologia, Edney de Souza, o InterNey, as crianças da atualidade ficam nas telas de celulares, computadores e TV's porque faltam outros estímulos no dia a dia. O influenciador digital e professor foi entrevistado pelo jornalista Arthur Lessa, da Rádio Som Maior e Portal 4oito, nesta terça-feira (18).

[o texto continua após o vídeo]

Assista a entrevista completa:

"Eu tenho uma filha de seis anos que tem um tablet. Nunca controlei quanto tempo ela tem que ficar nele e ela nunca fica tempo demais. Por que? Porque eu dei outros tipos de brinquedos. Eu sento para brincar. Então, uma vez que você tem a sua disposição um monte de coisas para fazer, você, naturalmente, reveza entre elas", comenta. 

Muitas vezes, a criança não tem à disposição mais de um atrativo. "O pai não tem costume de ir ao parque, às vezes, por uma questão social e econômica, que não tem acesso e tempo para isso. Aí eu entendo que o tempo em que a criança fica na tela pode ser de muita qualidade se você cuidar do que está sendo colocado aí", detalha InterNey. 

O especialista dá um exemplo. "A minha filha tem os próprios perfis no Google, Apple, e, nesses perfis, a idade dela está correta. Os aplicativos e as empresas de tecnologia sabem que ela tem seis anos. Então, no YouTube Kids, só vai ter coisas que, segundo o algoritmo, são apropriadas para a faixa etária. Vocês não têm ideia do quanto isso elimina ruído e de sujeira", frisa. 

Se o contrário for realizado, como, por exemplo, uma faixa etária acima ser colocado, os conteúdos serão outros. "A criança ela vai ter acesso a todo um conteúdo que não é apropriado para a idade dela e aquilo pode ser uma ferramenta de geração de traumas complexos e problemas. É preciso saber usar a tecnologia a seu favor", enfatiza Edney. 

"A pessoa que não é de tecnologia, às vezes, deixa a criança acessar o perfil do adulto, e aí, o universo de conteúdo é inadequado e não é educativo. É perigoso, porque ela pode entrar em contato com alguém e sofrer algum tipo de assédio ou coisa do gênero e, além disso, também atrapalha o desenvolvimento de várias maneiras", finaliza. 

 

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito