Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

As conclusões do Fórum Amesc do Amanhã

Evento da Unesc e Rádio Som Maior reuniu comunidade e lideranças para levantamento de prioridades da região
Por Redação Turvo, SC, 14/06/2019 - 17:30 Atualizado em 14/06/2019 - 17:34
Divulgação
Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Quais os caminhos para o desenvolvimento da Amesc nos próximos anos? O questionamento norteou os debates e reflexões do Fórum Amesc do Amanhã, que reuniu mais de 500 pessoas, entre lideranças políticas, econômicas e da educação e a comunidade do Extremo Sul catarinense. O evento ocorreu na manhã desta sexta-feira, 14, em Turvo. O Fórum é uma iniciativa da Universidade em parceria com a Rádio Som Maior. As considerações serão levadas ao debate entre entidades e lideranças, com o objetivo de pensar estratégias e ações que colaborem com o desenvolvimento da região.

O Fórum, apresentado pelo jornalista Adelor Lessa, teve a participação da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta; do presidente do Conselho de Desenvolvimento de Maringá, no Paraná, José Roberto Matos; do secretário de Desenvolvimento Socioeconômico de Linhares, Luiz Fernando Lorenzoni; da secretária de Indústria e Comércio de Turvo, Natacia Biléssimo e da coordenadora do PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) da Unesc, Melissa Watanabe.  

Palavras como planejamento, infraestrutura, desenvolvimento, fomentar, educação, turismo, agricultura, potencialidades e saúde estiveram entre as lembradas pelos participantes do evento, que encaminharam as sugestões por WhatsApp e também puderam entregá-las por escrito à organização do Fórum.

Prioridades

As contribuições vieram também de quem não estava no evento. Um canal pelo Whatsapp foi disponibilizado para que os ouvintes da Rádio Som Maior e da Unesc TV pudessem interagir e ajudar a pensar o futuro da região foi disponibilizado. Toda a movimentação foi monitorada pelo PPGDS (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico) e pelo GPMEQ (Grupo de Pesquisa em Métodos Quantitativos Aplicados), e as informações, organizadas em forma de gráfico com as prioridades.

Das interações, o resultado de “Quais os caminhos para o desenvolvimento da Amesc nos próximos anos? foi:

 

43% Plano de Desenvolvimento Socioeconômico
16% Educação
16% Infraestrutura (outras)
13% Gestão
12% Turismo

Parceria em prol do Extremo Sul

A reitora da Unesc agradeceu pela acolhida da população do Extremo Sul à Unesc e afirmou que a parceria entre a Universidade e a região possibilita a construção de diversas possibilidades. “Um dos nossos grandes objetivos é levar a Unesc para onde as pessoas estão, para onde a vida acontece, senão, o conhecimento que produzimos lá não terá a mesma capacidade transformadora. Por isso, empreender um projeto como esse é algo fundamental para uma universidade comunitária como a Unesc, que tem como missão educar por meio do ensino, da pesquisa e da extensão para melhorar a qualidade e a sustentabilidade do ambiente de vida”.

Luciane considerou o Fórum um sucesso pela interação e contribuições da comunidade e pelo debate implementado. Segundo ela, há o indicativo de que é preciso desenvolver um Plano de Desenvolvimento Socioeconômico da Amesc e com ele identificar as potencialidades da região para que se possa atrair novos negócios e consolidar os já existentes e melhorar a vida das pessoas. “A Unesc, com os seus 50 anos de história está preparada para contribuir nesse processo e ofertará o Plano de Desenvolvimento Socioeconômico como forma de contribuir para a construção do desenvolvimento cada vez melhor dos 15 municípios da região”.

O presidente da Amesc, Arlindo Rocha, agradeceu pela parceria da Universidade neste projeto e e pela sensibilidade da Instituição com as questões do Extremo Sul. Segundo ele, o momento é de trabalho e união para o estudo e o desenvolvimento de ações que beneficiem toda a região nas mais diversas áreas. “Temos que verificar e desenvolver as nossas potencialidades. Vamos esquecer o individual e unir forças para o desenvolvimento de todos os nossos municípios”.  

O prefeito de Turvo, Tiago Zilli também fez menção à parceria da Unesc na realização de projetos com os municípios da Amesc e salientou que o Fórum foi o início de uma nova etapa para a região do Vale do Araranguá. “Queremos mostrar a força da nossa gente e da nossa região. Temos que no orgulhar da Amesc e mostrar o valor e potencial que ela tem. Hoje é o pontapé inicial de um novo projeto do Extremo Sul”, comentou.  

O evento teve ainda a presença de prefeitos da Amesc, do deputado estadual Luis Fernando Cardoso, do deputado federal Ricardo Guidi e do secretário executivo de Articulação Nacional, Diego Goulart.

A equipe da gestão universitária também se fez presente, com o vice-reitor da Unesc, Daniel Preve, da pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti e do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris, do procurador jurídico, João Carlos de Medeiros Júnior, da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego, do diretor de Ensino de Graduação, Marcelo Feldhaus, da chefe de gabinete, Gisele Coelho Lopes, do assessor Institucional, Edson Rodrigues e da assessora do gabinete da Reitoria, Tatiane Macarini.

Confira também:

Amesc vai ter o seu Plano de Desenvolvimento Regional

Pitaya, uma das apostas de futuro em Turvo

Os investimentos e conselhos de Maringá para o futuro

Apostar corretamente é fundamental para o crescimento de uma região

Tiago Zilli acredita que Amesc viverá um novo momento

Luciane Ceretta destaca o potencial da Amesc no Fórum do Amanhã

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito