Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Araranguá celebra 139 anos de história

Município polo do Extremo Sul, Araranguá é conhecida como Cidade das Avenidas
Por Bruna Borges Araranguá, SC, 02/04/2019 - 06:10
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna
Fotos: Daniel Búrigo / A Tribuna

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Uma mescla de desenvolvimento – com uma quantidade expressiva de prédios em construção – e de belezas naturais – com o acompanhamento extenso do rio que leva seu nome –, Araranguá chega aos 139 anos nesta quarta-feira, 3 de abril, cada vez mais consolidada como a cidade polo do Extremo Sul Catarinense. 

Destino de compras para moradores de toda a região, pelo comércio diversificado que possui, é também destaque na agricultura, em especial no cultivo do arroz e do fumo. Na estação mais quente do ano, Araranguá também se torna uma das cidades mais procuradas no litoral Sul, pois conta com uma natureza privilegiada no Balneário Morro dos Conventos, que está distante 10 quilômetros do Centro e que do alto do seu penhasco proporciona uma vista privilegiada aos visitantes. 

Possui aproximadamente 70 mil habitantes, o que a coloca entre as cidades mais populosas de todo o Sul Catarinense, mas ainda mantém características interioranas, como a reunião de amigos para um bate-papo no calçadão, o trânsito descomplicado e os níveis baixos de insegurança. 

A hospitalidade do povo vem da descendência predominantemente europeia, com destaque para as famílias italianas e açorianas, que se estabeleceram no território no século XIX e até os dias atuais mantêm suas raízes. A fé é outra marca forte dos araranguaenses, especialmente a religião católica e os devotos de Nossa Senhora Mãe dos Homens, padroeira da cidade. 

Cidade das Avenidas

Vizinha da Rodovia Federal BR-101, Araranguá fica a uma distância de 40 quilômetros de Criciúma, maior cidade do Sul e está localizada em uma região considerada privilegiada por ficar no meio do caminho entre as capitais Porto Alegre e Florianópolis. Por conta de seu planejamento urbano, é conhecida popularmente como a Cidade das Avenidas. 

Eventos comemoram a data

Dona de uma história longa e que retrata a identidade de sua população, Araranguá não deixará passar em branco o seu aniversário de 139 anos. Amanhã, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), a Prefeitura realizará uma ação social na Praça Hercílio Luz. 

O evento vai das 9h às 16h e contará com apresentações artísticas, oferta de serviços, brinquedos para as crianças e a exposição “Um Diário em Nossa História”, baseada nos diários de Bernardino Sena Campos, que remonta uma parcela da história de Araranguá, no período entre o fim do século XIX e início do século XX.

Também haverá corte de um bolo de 139 quilos e a realização do passeio ciclístico, aberto para todas as idades. A largada será em frente ao Relógio do Sol, às 14h, e o percurso seguirá por pouco mais de três quilômetros, com chegada na Praça Hercílio Luz. As inscrições serão feitas na hora e os participantes concorrerão a brindes. Todos os eventos têm o objetivo de comemorar a emancipação político-administrativa da cidade.

“Nós, araranguaenses, tanto aqueles que nasceram aqui, como eu, quanto aqueles que adotaram a cidade para morar, estão de parabéns. O nosso município é muito agradável de se morar, oferece muitas oportunidades. Nesses 139 anos nós temos que festejar por morarmos aqui, sendo araranguaense nato ou adotivo. Reafirmar que o crescimento do nosso município é certo e vai ser maior ainda daqui para frente”, declara o prefeito, Mariano Mazzuco. 

Obras em andamento e programadas

Planejada com suas avenidas, Araranguá também passa atualmente pela realização de obras de infraestrutura, na saúde, na educação, na assistência social, no esporte. Segundo Mazzuco, a capacidade de investimento da Prefeitura ainda é baixa e recentemente um vencimento de precatórios deixou os cofres públicos municipais ainda mais prejudicados. 

Ainda assim, com a parceria da população e também com recursos de emendas parlamentares, é possível que alguns projetos saiam do papel. “E agora estamos lançando o investimento de R$ 20 milhões do Avançar Cidades. O Município espera nesses quatro anos, os dois que já foram e os próximos dois, entregar para a população em torno de 35 quilômetros de ruas pavimentadas”, projeta o prefeito.

Ele ainda destaca que está em construção uma escola, que ficará pronta para o ano letivo de 2020; um ginásio sendo reformado; projetos de reforma de duas outras unidades escolares sendo concretizados e dois postos de saúde em fase de conclusão. Também já foram entregues outras duas unidades de saúde e duas creches com o padrão do Ministério da Educação. 

“E estamos reiciando a construção do Centro de Eventos da Terceira Idade. Essa foi uma obra iniciada no passado, mas que não foi concluída, e agora nós estamos retomando e vamos concluir com recursos próprios. Ele terá 1,8 mil metros quadrados e será um local para encontros dos nossos idosos”, relata Mazzuco. 

Pesqueiros para o rio

O Rio Araranguá, uma das atrações da cidade, também passará por obras. A intenção é de elevar uma tradição antiga dos moradores, que é a pesca da tainha. “O nosso araranguaense tem, por tradição, pescar tainha no rio, é um dos lugares onde se pesca muita tainha de caniço, mas essa pesca foi proibida porque eles usavam balsas, mas agora nós fomos autorizados a fazer pesqueiros, que são deques de madeira onde eles possam continuar a tradição, a cultura”, comenta o prefeito.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito