Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Apesar de redução na área cultivada, safra de arroz permanece estável

Santa Catarina registrou redução de área de 0,79% no cultivo de arroz na safra 2020/21, mas a produção se manteve nos 1,25 milhão de toneladas
Por Redação Criciúma, SC, 23/07/2021 - 14:47
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Santa Catarina registrou uma redução de área de 0,79% no cultivo de arroz na safra 2020/21, mas a produção se manteve praticamente idêntica a alcançada na safra passada: 1,25 milhão de toneladas. Segundo a Epagri/Cepa, isso se deve ao aumento de produtividade no Sul catarinense, que hoje concentra 67% da produção estadual do grão. SC permanece na segunda posição entre os estados produtores de arroz, contribuindo nesta safra com aproximadamente 11% da produção nacional.

 O engenheiro-agrônomo João Rogério Alves, analista da Epagri/Cepa, relata que no estado houve incremento de 0,37% na produtividade, passando dos 8.391 kg/ha para atuais 8.422 kg/ha, enquanto Araranguá registrou uma produtividade 1,54% maior. “Isso se deve a fatores como a aplicação de tecnologias, o clima favorável e o cultivo de variedades da Epagri, com alto potencial de produtividade”, explicou.

João Alves lembrou que a produtividade média obtida na safra 2019/20 foi superior às observadas nos anos anteriores, especialmente na região Sul, graças a uma conjunção de fatores como distribuição das chuvas, luminosidade adequada, uso de cultivares de alto potencial produtivo e incremento tecnológico. “Portanto, com os números de 2021, podemos considerar uma excelente safra também”, disse.

Mercado atual do grão

 Em Santa Catarina, os preços médios pagos ao produtor no mês de junho recuaram 9,7% em relação a maio, fechando o mês em R$ 79,31/saca de 50 kg. Na comparação dos últimos 12 meses, no mercado catarinense, em termos reais, o preço pago ao produtor está 5,5% acima daqueles praticados há um ano.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito