Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Anjos no Programa do Avesso

Cuidadoras de idosos explicam os desafios e contam histórias sobre a profissão
Por Erik Behenck Criciúma - SC, 18/05/2018 - 15:20 Atualizado em 18/05/2018 - 15:35
Mano Dal Ponte e Pity Búrigo recebem as cuidadoras Delurdes da Boite, Rita Biz e Vanusa Caldas (foto: Luana Mazzuchello)
Mano Dal Ponte e Pity Búrigo recebem as cuidadoras Delurdes da Boite, Rita Biz e Vanusa Caldas (foto: Luana Mazzuchello)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

Os idosos correspondem a 12,5% da população, informa a Organização Mundial de Saúde. O Programa do Avesso, da Rádio Som Maior recebeu as cuidadoras Delurdes da Boite, Rita Biz e Vanusa Caldas para um papo sobre esta profissão. Possuindo 29,6 milhões de pessoas acima de 60 anos, no Brasil o potencial é grande para a função.

“É dom e amor a profissão. Aos poucos vai aprendendo a lidar com cada idoso. Se o paciente cair e se machucar, a gente levanta ele e faz os curativos. Comigo nunca aconteceu de quebrar alguma coisa”, contou Delurdes, que tem 15 anos de experiência na área.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2050 a terceira idade representará 30% da população do país. Hoje existem diversos cursos de especialização na área. Um dos desafios das cuidadoras é quando o paciente possui Alzheimer. 

“A gente precisa entrar no mundinho deles. Às vezes a pessoa com Alzheimer começa a dizer que quer ir embora, então ajudamos a arrumar a mala, depois perguntam porque aquilo está ali, então colocamos tudo de volta no lugar”, explicou Rita, que atualmente trabalha com Ruy Hülse. 

As cuidadoras normalmente se tornam amigas dos pacientes, ficando com eles durante vários anos. A função não é apenas para quando está doente, servindo também como companhia. “Às vezes a família vai viajar e não pode levar o idoso, então o cuidador fica lá. Não é só para casos de doença”, disse Vanusa.

Confira o Programa do Avesso na íntegra:

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito