Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

André Motta, secretário da Saúde, nega envolvimento na compra dos respiradores da Veigamed

Na época secretário-adjunto da Saúde, sofreu interrogatório político marcado por bate boca entre deputados e advogado
Por Heitor Araujo Florianópolis - SC, 04/06/2020 - 14:20 Atualizado em 04/06/2020 - 14:24
Depoimento de André Motta ficou marcada pelo combate à pandemia / Reprodução
Depoimento de André Motta ficou marcada pelo combate à pandemia / Reprodução

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O depoimento do atual secretário da Saúde de Santa Catarina, ex-secretário adjunto da pasta, André Motta Ribeiro, à CPI dos Respiradores teve ares de um interrogatório político. O advogado do depoente pediu a palavra mais de uma vez com a alegação de que os deputados da CPI estavam fazendo juízo de valores da atuação fora da alçada da comissão. 

Sobre a compra de respiradores mecânicos feito com a Veigamed, André Motta, secretário-adjunto na época, disse que não teve nenhuma participação. A alçada do gabinete do adjunto, de acordo com Motta, abrangia as superintendências "mais técnicas": hospitalar, de regulação e de urgência e emergência. As compras eram encaminhadas pela Superintendência de Gestão Administrativa (SGA). 

O depoimento da ex-superintendente Márcia Pauli, na última terça-feira, e do empresário Onofre Neto, nesta quinta, apontam que André Motta teria participado de reunião sobre locação de respiradores. Onofre cita que após essa reunião, mandou e-mail para o secretário-adjunto que a Veigamed não tinha autorização e nem havia solicitado a compra de respiradores mecânicos na China.

André Motta falou que participou da reunião sobre a locação para avaliar se haveria regulamentação para este tipo de contrato. Sobre o e-mail, ele disse que após recebê-lo, encaminhou para a área jurídica. 

"Esse e-mail entrou no dia 3 de abril. No dia 5 encaminhei de volta para a assessoria, que encaminhasse à assessoria jurídica. Por isso tem o Cojur. O e-mail foi encaminhado para parecer jurídico de uma estrutura que está vinculada ao ordenador primário da pasta. Fiz o encaminhamento conforme a necessidade que houvesse um olhar técnico. Sou médico e não advogado", alegou.

André indicou que a participação enquanto adjunto era de apontar as necessidades hospitalares para alocação dos novos leitos de UTI. "A única participação na compra de respiradores foi o apontamento de indicativos, que veio da superintendência hospitalar. Apontamento da quantidade necessária de insumos e respiradores. Participação em negociação e compra não é papel do adjunto", afirmou.

O deputado Ivan Naatz (PL), relator da CPI, citou o depoimento de Carlos Campos Maia, diretor de licitações e compras da Saúde, que disse que André pressionava os subordinados para ações em meio à pandemia. "Não sei de onde ele tirou. Não tinha ascendência sobre a atuação do Carlos e me estranha ele falar esse tipo de coisa, porque em nenhum momento participei de reunião com ele nesse sentido", negou o atual secretário da Saúde.

Novamente, o deputado Milton Hobus (PSD), a exemplo de terça-feira, criticou a avaliação inicial de impacto do coronavírus em Santa Catarina. André respondeu que pode ter havido exagero no número de leitos a serem contratados, 713, mas elogiou as medidas do Estado de isolamento social. 

"Foram vários epidemiologistas, pneumologistas que fizeram esses levantamentos. Havia transmissão comunitária e houve velocidade de dissiminação em Santa Catarina. Hoje só temos essa tranquilidade pelas medidas tomadas. Estados que assim não o fizeram, tiveram óbitos de pessoas sem acesso ao sistema de saúde. Hoje temos uma aparente tranquilidade de um vírus que ainda não mostrou toda a sua força. Na última semana, tivemos acréscimo de 50% das mortes no estado. Algumas regiões estão acelerando a infecção. Agora temos protocolos e estamos preparados", defendeu André.

O atual secretário da Saúde falou sobre os 200 respiradores comprados com a Veigamed, dos quais apenas 50 chegaram ao Estado. "Nós solicitamos no dia 14 de maio que o contrato fosse rescindido e os recursos ressarcidos. Não contamos mais com esse quantitativo", afirmou. Os 50 respiradores foram apreendidos pela Receita Federal e doou ao Estado. "Eu entendo que agora esses respiradores não fazem parte de contrato algum", acrescentou André.

O depoimento de André Motta Ribeiro encerrou o dia de oitivas na CPI dos Respiradores. A sessão foi iniciada às 10h08, com o primeiro depoimento do empresário Onofre Neto às 10h33, com duração de pouco mais de uma hora. O depoimento de André Motta começou às 11h40 e encerrou por volta das 14h15.  Os parlamentares convocaram uma reunião após o término dos depoimentos. 

Na próxima terça-feira, haverá a acareação entre os ex-secretários Helton Zeferino, Douglas Borba e a ex-superintendente Márcia Pauli. O intuito será resolver as contradições entre os três, que podem ser figuras centrais na compra dos respiradores junto à Veigamed. 

Tags: respiradores

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito