A imagem de um tubarão-martelo-recortado ganhou forte repercussão no Sul de Santa Catarina neste sábado (27), após o animal, da espécie Sphyrna lewini, ser avistado na beira-mar de Balneário Rincão.
Esta não é a primeira vez que um tubarão-martelo é avistado em uma praia do Litoral Sul. Há registros também do animal ter aparecido em Laguna no começo de 2024, na Praia do Mar Grosso. "É um tubarão muito comum na nossa costa", destaca o professor e diretor do Museu Oceanográfico da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), Jules Soto, ao Portal 4oito.
LEIA MAIS
- 'Bastante raro': cena impressionante mostra orcas em caça a golfinhos em SC
- IMA aponta seis pontos impróprios pra banho nas praias do Litoral Sul
Risco de extinção
Desde 2010, a espécie figura na lista dos animais protegidos no estado de Santa Catarina, por conta do alto perigo de extinção. A recomendação é que o tubarão seja devolvido à água, em caso de encontrá-lo na beira do mar. "Por se tratar de uma espécie protegida, ela não pode ser abatida, nem se pega numa rede ela tem que ser devolvida pra água", explica o professor.
Apesar de causar medo por se tratar de um tubarão, o peixe não oferece perigo nenhum aos banhistas. "Não tem absolutamente nenhum perigo. A maioria, principalmente no Rio Grande do Sul, nadam entre esses tubarões", garante Soto. "As pessoas já associam com algum perigo, o que é completamente infundado", completa.