Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Adversário na Copa do Brasil, o Tigrão é estreante na competição

Marília Atlético Clube tem o mesmo apelido do Criciúma e busca reconsolidar-se no cenário paulista
Por Heitor Araujo Marília, SP, 04/03/2021 - 16:28 Atualizado em 04/03/2021 - 16:39
Gustavo Nescau é o artilheiro e destaque da equipe (Foto: Lucas Daquino / Marília AC)
Gustavo Nescau é o artilheiro e destaque da equipe (Foto: Lucas Daquino / Marília AC)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

O Marília, adversário do Tigre na primeira fase da Copa do Brasil, é um debutante na competição nacional. No começo do século, o Mac figurou como uma das grandes equipes do interior paulista, com 11 participações consecutivas em Campeonato Brasileiro - entre 2003 e 2008 a Série B, entre 2009 e 2011 a C e a Série D em 2012. No auge, ficou em quarto lugar na Série B, em 2003, quando subiam apenas duas equipes - naquela ocasião foram Palmeiras e Botafogo.

De 2012 para cá, além de ficar sem divisão no Brasileirão, o clube do Oeste Paulista amargou o declínio no cenário estadual: disputou pela última vez a elite de São Paulo em 2015, quando terminou a competição sem vitórias, e chegou ao fundo do poço em 2019, na quarta divisão do Estado. 

Em 2020, após uma participação morna na Série A-3, o time do técnico Guilherme Alves, ex-centroavante de Corinthians, Atlético Mineiro e até Seleção Brasileira, recuperou-se na Copa Paulista: conquistou o vice-campeonato, derrotado pela Portuguesa na final, e garantiu a primeira participação na história na Copa do Brasil - a Lusa, campeã, optou pela vaga na Série D em 2021.

Presidido pelo prefeito de Marília, Daniel Alonso, o clube conta com forte apoio do empresariado local e projeta voos estaduais e, posteriormente, nacional. O grande objetivo na temporada é o acesso para a Série A-2, competição que não disputa desde 2016. 

O clube foi fundado em 12 de abril de 1942 e tem o mesmo apelido do Criciúma: seu mascote é o Tigre. Marília localiza-se no Oeste de São Paulo e tem aproximadamente 240 mil habitantes, segundo projeções do IBGE, o que a enquadra como a 36ª cidade mais populosa do Estado.

Marília é berço de grandes empresas do Brasil, como a Tam e o Bradesco, além de ser atualmente um polo educacional e alimentício. 

Na temporada passada, Guilherme comandou o time em 26 partidas e teve 12 vitórias
Foto: Lucas Daquino / Marília AC

O técnico

Natural de Marília, Guilherme Alves, 46 anos, foi um dos grandes centrovantes do futebol brasileiro no fim da década de 1990 e começo dos anos 2000. Defendeu o São Paulo, Rayo Vallecano, Grêmio, Vasco, Atlético Mineiro, Corinthians, Cruzeiro e pendurou as chuteiras no Botafogo, em 2005. 

No Mac, ele começou a carreira dentro e fora de campo: defendeu o clube em 1992 e 1993, e atuou como auxiliar técnico em 2007. Foi técnico da equipe principal em 2012 e 13. Depois disso, comandou Novorizontino, Vila Nova, Linense, Portuguesa e Paysandu: retornou ao Tigrão em 2020, disputou a Série A-3 e Copa Paulista, com 26 jogos e 12 vitórias.

Guilherme consagrou-se como centroavante do Galo (Foto: Arquivo / Divulgação)

Elenco

O grupo de jogadores foi reformulado para esta temporada; o clube projeta um ano mais feliz do que o de 2020. Para conquistar o acesso na Série A-3, foram anunciados 14 reforços, vindos de rivais de divisão na temporada passada, mas também de outros lugares do país. Do grupo vice-campeão da Copa Paulista, oito titulares permaneceram. 

O grande destaque do time é o atacante Gustavo Nescau, de 20 anos, da categoria de base do clube e lançado no profissional na Copa Paulista do ano passado. Nescau foi um dos artilheiros do torneio, com oito gols - empatado com Adilson Bahia, da Portuguesa - em 14 jogos. 

Time base: Cléber Alves; Danilo Baia, Geninho, Jean Pierre e Diogo Calixto; Júnior Santos, Felipe Cordeiro e Léo Couto; Orlando Junior, Joãozinho e Gustavo Nescau.

Com informações do jornalista Jorge Luiz, de Marília

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito