Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

Acadêmico da Esucri é escolhido para apresentar trabalho em congresso nacional

Clayton Bento Colombo apresentará artigo no XVII Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira
Por Redação Criciúma - SC, 04/12/2019 - 08:24
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A política habitacional nas cidades brasileiras vem sendo estudada há anos, em busca de soluções para aqueles que ainda necessitam de uma moradia. Foi com essa temática, que o artigo baseado em um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), do curso de Arquitetura e Urbanismo das Faculdades Esucri, foi escolhido para ser apresentado no XVII Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeira (EBRAMEM), que ocorrerá em junho de 2020, em Florianópolis.

Com o tema 'Habitação de interesse social Wood Frame: proposta de ocupação dos vazios urbanos centrais de Criciúma/SC', o acadêmico Clayton Bento Colombo apresentou um estudo a respeito do deficit habitacional do município e como resolver o problema utilizando terrenos vagos nas áreas centrais da cidade, os chamados vazios urbanos. Além do trabalho se basear em dados e comprovar a possibilidade de atuação em tais terrenos, o acadêmico cita uma técnica construtiva utilizada na proposta das novas moradias.

Trata-se do sistema construtivo Wood Frame, que tem como material principal a madeira. "O sistema se torna alternativa viável em função das diversas vantagens apresentadas pela utilização do material, como a redução de resíduos e maior qualidade e precisão na execução, além de sua matéria prima ser oriunda de reflorestamento, ressaltando vantagens econômicas e ambientais, como a baixa degradação ambiental", explica Clayton.

A partir do trabalho, o acadêmico em parceria com a orientadora, professora Candida Pizzoni, desenvolveram o artigo que será apresentado no congresso. "A inovação é uma ótima aliada na construção de habitação de interesse social, pois podem representar economia visto que são, na maioria das vezes, industrializados. Nossa escolha é muito gratificante, isso leva o trabalho para além da faculdade e em um evento deste porte, onde existe possibilidade de expandir ainda mais a pesquisa e o reconhecimento em âmbito nacional", comenta a professora.

"O reflexo de todo esforço se concretiza em um trabalho com grande potencial para mudar a realidade de várias famílias, e que pode ser utilizado como exemplo para os municípios de todo o país", conclui o acadêmico.

Tags: esucri

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito