Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A nova casa da saúde no Centro de Criciúma

Antigo PAM está de cara nova para abrigar a UBS central e o laboratório de análises clínicas do município
Por Denis Luciano Criciúma, SC, 20/12/2019 - 18:05 Atualizado em 20/12/2019 - 18:15
Fotos: Denis Luciano / 4oito
Fotos: Denis Luciano / 4oito

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A área abrangida pela Unidade Básica de Saúde (UBS) do Centro de Criciúma reúne mais habitantes que muitos municípios catarinenses. "São mais de 40 mil pessoas que serão abrangidas por essa unidade". A informação, do secretário municipal de Saúde, Acélio Casagrande, foi usada pelo prefeito Clésio Salvaro para justificar o investimento no espaço do antigo PAM, do extinto INSS, que por anos funcionou ali, na Rua João Pessoa. Agora reformado, ele será, além da UBS central, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas Dr. Antônio Pazini. As obras foram alvos de uma visita para imprensa, lideranças políticas, convidados e homenageados no fim da tarde desta sexta-feira, 20.

Embora as obras estejam concluídas na parte física, ainda não há equipamentos no local. Por isso, com a necessidade de adquiri-los e instalá-los, o município estima que terá condições de inaugurar a nova unidade em março de 2020.

"Hoje não é o dia da inauguração, é dia de visitar esse prédio que é parte da história da nossa cidade. Boa parte de Criciúma e região passaram por esse prédio", lembrou Salvaro. "Minha mãe me trazia criança aqui, para o dr. Dauro Martignago mexer no meu dente de leite", recordou. "Eu vi esse patrimônio caído no meu primeiro mandato, aos pedaços. Quando mudou o Governo Federal, conseguimos trazer o prédio para o município e, com parceria do Procon, restauramos esse prédio", mencionou, citando os apoios da deputada federal Geovânia de Sá e do ex-deputado Ronaldo Benedet, que tiveram papel importante na liberação do espaço pela União para o município.

Vice-prefeito Ricardo Fabris, secretário Acélio, prefeito Salvaro e deputada Geovania no ato desta sexta

O prédio tem 1,1 mil m² de área e nele foram investidos mais de R$ 1,1 milhão nas reformas. "Depois do Centro Cultural Jorge Zanatta totalmente destruído, depois do Paço Municipal totalmente destruído, agora é a vez de entregar para a cidade esse prédio que é uma belezura", orgulhou-se o prefeito.

A nova UBS terá, em seu térreo, o laboratório, que terá salas de bioquímica, imunologia, hematologia, parasitologia, microbiologia, urinálise e outros, além de sala de coleta e classificação de amostras. No primeiro andar estarão salas de reuniões, de imunização, setor de administração e uma farmácia. Há ainda o segundo andar, no qual estarão instalados consultórios clínicos, odontológico e ginecológico, mais salas para esterilização, inalação, curativos e coleta de materiais. "Essa estrutura oferecerá a humanização do atendimento e uma ampliação de serviços, pois onde está não tem mais condições de ampliar serviços", defendeu o secretário Acélio, citando a antiga (ainda em uso) UBS do Centro, localizada na Rua Júlio Gaidzinski.

Salvaro conversando com um dos antigos funcionários do PAM

O evento desta sexta-feira serviu, ainda, para homenagear antigos funcionários do PAM que trabalharam no local antes das reformas, bem como familiares de Antônio Pazzini, o médico que empresta seu nome à UBS e ao laboratório. Formado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel-RS), Pazini começou a atuar como anestesiologista em Criciúma em 1972, no Hospital São José, onde lutou pela implantação de um dos serviços de residência médica. Ele faleceu em maio de 2013.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito