Ir para o Conteúdo da página Ir para o Menu da página
Carregando Dados...
FIQUE POR DENTRO DE TODAS AS INFORMAÇÕES DAS ELEIÇÕES 2024!

A maior obra do ex-prefeito Ruy Hülse

Fucri/ Unesc completa 50 anos neste dia 22 de junho
Por Clara Floriano Criciúma - SC, 22/06/2018 - 07:55 Atualizado em 22/06/2018 - 08:00
(foto: arquivo 4oito)
(foto: arquivo 4oito)

Quer receber notícias como esta em seu Whatsapp? Clique aqui e entre para nosso grupo

A Fundação Educacional de Criciúma (Fucri) é a mantenedora da primeira escola de nível superior criada no Sul de Santa Catarina. Foi criada no dia 22 de junho de 1968 durante a gestão do então prefeito Ruy Hülse. Mais tarde, em 19 de novembro de 1997, a Fucri foi transformada na Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). Hoje, no seu aniversário de 50 anos, Hülse relembrou a história

“Ela está voltada para a educação que é a atividade tanto no meio empresarial, quanto nos governos que tinha que ser prioridade. Então a Fucri cumpre essa missão de preparar gerações futuras para administrar o país”, contou.

O ex-prefeito lembra que estava em campanha eleitoral quando prometeu criar ursos superiores em Criciúma “Era notório o clamor da classe estudantil para que tivesse aqui um curso superior. Então nos reunimos no City Clube, talvez uns duzentos ou trezentos estudantes e empresários, e lá eu assumi o compromisso: ‘Se eu for prefeito vou criar um curso superior aqui’”, relembrou.

Depois, ao ser eleito, Hülse começou a dar os encaminhamentos para que a Fucri fosse criada. “Como não tínhamos conhecimento de que se faz e organiza um curso superior, nós organizamos uma comissão pequena, porque comissão com muita gente não funciona. Depois foram para o Rio Grande do Sul, na região de São Leopoldo, Caxias do Sul porque lá já tinham várias universidades. Eles foram lá, colheram farto material e trouxeram. Nos organizamos na prefeitura, tivemos a colaboração do Valmir Orsi e criamos o projeto de Lei que criava a Fucri, que seria a mantenedora das escolas superiores”.

Copyright © 2022.
Todos os direitos reservados ao Portal 4oito